Os momentos finais de 'Renascer ' serão bastante comoventes, cuja aparição de espíritos e tentativa de assassinato se unirão para revelar os principais desfechos. Na ocasião, a alma de Quitéria (Belize Pombal), a mãe de Maria Santa (Duda Santos ) e Marianinha (Gabriella Cristina) surgirá em cena como se estivesse viva, morando na mesma casa do passado. Ela confundirá Teca (Livia Silva) com a filha mais velha.
Ela levará a menina até o casebre e a colocará para costurar a fantasia do Bumba, mas, antes, irá retirar a conta de Iansã do pescoço - amuleto de proteção dado por Inácia (Edvana Carvalho) - para protegê-la de espíritos obsessores.
"Desde que seu pai lhe botô pra fora que eu num tive mais sossego ni minha vida!", dirá o espírito de Quitéria, que falará isso tirando o amuleto de proteção da jovem. "Mas agora você voltô, fia... É só isso que importa! Venha", dirá a boa alma.
Teca descobrirá que está em um universo paralelo ao analisar a decoração da casa de 35 anos atrás. "Agora me dê logo isso, que se o teu pai chegá em casa e o Bumba tivé sem rôpa... Vai sê o diabo!", dirá a assombração, pegando o pacote com tecidos e linhas para a menina.
O autor Bruno Luperi descreveu a cena, entregue para os atores. "A menina vai ganhando cadência até chegar ao auge desta manifestação. E é como se o mundo dela se resumisse àquela máquina. Aquele momento. A roupa. É como se sua existência toda tivesse sido para isso. E só para isso. As emoções jorram de Teca, que se rende por completo, se deixando atravessar por elas sem julgamentos, se entregando a esse momento tal qual um instrumento.
Todo o preparativo para a festa do Bumba antecede uma tragédia que finalizará a novela. O evento será marcado pelo massacre que Egídio (Vladimir Brichta) fará a Zé Inocêncio (Marcos Palmeira). O vilão atirará várias vezes no coronel, sendo que um dos disparos acertará a coluna, que o deixará em uma cadeira de rodas até a fatídica morte.