Em cenas que irão ao ar no capítulo de 31 de agosto, Inocêncio (Marcos Palmeira ) é vítima de uma tocaia ao levar quase 10 tiros.
Na reta final de 'Renascer ', o autor Bruno Luperi vai usar de todas as armas para prender o telespectador. Nessa tentativa de conquistar uma boa audiência nos últimos capítulos, o novelista fará com que Inocêncio (Marcos Palmeira) sinta a mesma dor de Belarmino (Antonio Calloni ) na primeira fase da novela.
Na época, o avô de Mariana (Theresa Fonseca ) foi alvejado por vários tiros, crime que até hoje não foi solucionado, embora haja indícios de que o próprio Inocêncio, vivido por Humberto Carrão, realizou os disparos.
Agora, o coronel será vítima de uma terceira tocaia. O fazendeiro será baleado por alguém que estará usando a antiga cabeça do Bumba. Inicialmente, a figura acertará o ombro de Inocêncio, em seguida, o peito. "É como se ele sentisse só agora a dor de todas as tocaias que sofrera em sua vida de uma vez, posto que não tem mais o corpo fechado. E essas imagens se sucedem diante dos seus olhos", escreveu Bruno Luperi para o elenco.
Ao perder o equilíbrio, 'painho' sentirá a presença do Bumba cada vez mais perto. "A câmera muda pra perspectiva de dentro do Bumba, de onde alguém regozija de prazer com a cena que vê enquanto vem dando tiros a esmo na direção de José Inocêncio, mais para extravasar a fúria que sente dele do que preocupado em acertar... E dá mais um tiro. E dá outro. E mais um tiro", detalhou o novelista.
Luperi ainda dá sinais sobre a quantidade de disparos e a reação do assassino: "A câmera volta para o lado de fora do Bumba, de onde a voz abafada pela máscara e temperada pelo ódio de uma vida inteira soa de forma gutural, fazendo lembrar mais o mugido do que a voz de um ser humano. E José Inocêncio, que foi alvejado algumas vezes pelo total de dez disparos -nove balas que tinha no pente e uma na agulha - desaba de costas na água, varado de bala, mais morto do que vivo".
Muito mal, Inocêncio chama por Maria Santa (Duda Santos ), enquanto o animal acertará mais um tiro nele e ainda pisará no corpo, até jogá-lo no rio. "Se mostre... Covarde! Se mostre!", gritará o fazendeiro.