Aracy Balabanian ficou internada por cerca de três dias na luta final contra um câncer no pulmão, que a vitimou nesta segunda-feira (7) aos 83 anos. A morte de Aracy foi lamentada por uma série de amigos e colegas de trabalho, como Claudia Raia, que compartilhou a visita da veterana ao seu filho Luca feita em meados de julho.
O estado de saúde de Aracy, que era filha de armênios, piorou na semana passada e as pessoas próximas foram informadas que não havia mais como salvá-la. A atriz vinha recebendo cuidados paliativos contra o câncer, diagnosticado em 2022. Cris Tomé, secretária da artista, há 27 anos, relatou os últimos momentos de Aracy.
"Os médicos, inclusive o médico particular dela, já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim. Ela fez a passagem sem dor, cercada pelos amigos e pela família", afirmou para a revista "Quem".
Aracy será velada das 10h às 13h no Theatro Municipal, no centro do Rio, em cerimônia aberta ao público. A cremação, no Cemitério do Caju, será restrita a família e amigos.
Na televisão, a artista, mais uma perda irreparável para o mundo artístico em 2023, somou 55 anos de carreira desde a estreia em "Marcados pelo Amor" (RecordTV, 1964). Depois, trabalhou na Excelsior e Tupi até chegar à Globo em 1972. Na emissora, viveu seus tipos mais marcantes como a dona Armênia ("Rainha da Sucata", 1990, e "Deus nos Acuda", 1992), Filomena ("A Próxima Vítima", 1995) e Cassandra ("Sai de Baixo", 1996 e 2013).
Ainda na TV, Aracy conseguiu mudar o destino de uma personagem sua em final de novela. Fã de Jardel Filho (1927-1983), a atriz afirmou ter sido confundida com sua viúva por conta do choro no velório do ator. Filha caçula, a artista nunca se casou e tampouco teve filhos, porém viu a família crescer com a chegada dos sobrinhos.
Eternizada com pelo menos duas personagens cômicas, Aracy viveu alguns dramas na vida pessoal, que a levaram por interromper duas gravidezes. Nos palcos, foi consagrada com cinco prêmios, sendo três pela Filomena.