O corpo de Aracy Balabanian está velado do Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro, desde a manhã desta terça-feira (8). A atriz de 83 anos morreu após lutar contra um câncer de pulmão por aproximadamente dez meses e recebeu homenagem póstuma da família em carta aberta escrita pelos sobrinhos.
O corpo da artista será cremado no Cemitério do Caju em cerimônia reservada para amigos e parentes. Colegas de profissão compareceram ao último adeus a Aracy, intérprete de personagens memoráveis como a Gemma de "Passione" (2010/2011). Nessa novela, a atriz contracenou com Mariana Ximenes , que compareceu ao velório e se emocionou ao se aproximar do corpo.
Na despedida, a artista foi consolada e consolou Luís Miranda, colega de elenco de Aracy em "Geração Brasil" (2014), que reuniu ainda Isabelle Drummond, outra famosa a se despedir da veterana. Jandir Ferrari, filho de Aracy em "Rainha da Sucata", Beth Goulart e Tony Ramos também deram seus adeus.
Edwin Luisi e Julia Lemmertz foram outros a passarem pelo Theatro Municipal para se despedirem da artista, homenageada por Claudia Raia - que compartilhou foto da visita da amiga ao seu filho caçula e também compareceu à cerimônia acompanhada do primogênito, Enzo Celulari -, Boninho e Ana Furtado entre outros famosos com coroas de flores.
Aracy foi internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, no final da semana passada e seu estado já era considerado muito grave pela equipe médica. Depois, a artista passou a respirar com ajuda de oxigênio e a receber cuidados paliativos.
Ao longo da carreira, ela atuou em produções da Globo e Record, e nas extintas Tupi, Manchete e Excelsior. Foram mais de 50 anos nos palcos e na frente das câmeras com personagens como a dona Armênia, de "Rainha da Sucata" (1990) e "Deus nos Acuda" (1992). Três anos depois foi a Filomena de "A Próxima Vítima", e em 1996, a Cassandra de "Sai do Baixo", humorístico que chegou ao fim em 2002 e ganhou novos episódios em 2013.
Fora dos palcos, Aracy chegou a ser confundida com a viúva de um ator no seu velório. E conseguiu alterar o destino de sua personagem na novela "Coração Alado" (1980/1981), na qual foi a trocadora Maria Faz Favor.