A morte de Aracy Balabanian aos 83 anos nesta segunda-feira (7) abalou a classe artística. Em especial atores que contracenaram com a atriz no humorístico "Sai de Baixo" (1996-2002 e 2013), na qual a veterana interpretou a Cassandra. A atração gravada em um teatro de São Paulo reuniu ainda outros saudosos artistas como Claudia Jimenez, falecida em 2022, e Luis Gustavo, morto há dois anos também vítima de um câncer.
Intérprete do Caco Antibes, Miguel Falabella se despediu de Aracy. "E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas", lamentou o ator, apresentador e escritor em sua rede social.
Na postagem, Miguel ainda compartilhou uma foto divertida da gravação do "Sai de Baixo". E ainda agradeceu a parceria com a artista, diagnosticada com o tumor em 2022. "Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!", finalizou.
Intérprete do Ribamar, Tom Cavalcante foi outro a lamentar mais uma perda do elenco de "Sai de Baixo". "Um dia triste. Eu tinha um amor muito grande por você, Aracy. A morte sempre indesejável te leva. Agora você está sob a luz e quando acordar vai estar cercada de anjos de luz", afirmou o humorista. "Tão linda que foi em todos os sentidos: no palco, uma dama".
Atriz que irá assumir o papel de Helena no remake de "Elas por Elas", Isabel Teixeira também se despediu da veterana. "Aquele nosso encontro, quase marcado, vai ficar para mais tarde. Fica aqui minha singela homenagem e a promessa que seguirei como uma navegadora atenta à rosa dos ventos desenhada por você. Todo meu amor à essa atriz maravilhosa, que deixa sua marca em várias gerações, e meus sentimentos à família", lamentou.
"Querida Aracy, sei que Deus está te recebendo de braços abertos! Que atriz, que amiga maravilhosa, a a saudade será enorme! Te amo", escreveu Heloísa Périssé. "Ícone da dramaturgia", resumiu Walcyr Carrasco. "Amiga afetuosa e absolutamente encantadora!!! Vou sentir muito a sua falta!", completou Patricia Pillar.
Na carreira, além da Cassandra e da Helena, Aracy colecionou tipos marcantes como a dona Armênia nas novelas "Rainha da Sucata" e "Deus nos Acuda", a Filomena de "A Próxima Vítima", e a Gemma de "Passione".