A morte da Princesa Diana completa 25 anos nesta quarta-feira (31) e fãs do mundo todo tem dedicado o dia a relembrar o legado de uma das personalidades mais influentes do século XX. A monarca, que segue como uma referência de moda, veio a óbito em um grave acidente de carro, que rendeu muito mistério e diversas teorias da conspiração. Em entrevista ao jornal Daily Mail, o ex-chefe dos bombeiros de Paris revelou como foram os últimos momentos de Lady Di.
De acordo com Xavier Gouermelon, Diana ainda falava e se mexia no momento em que o resgate chegou. Ele revelou quais foram as últimas palavras da princesa do povo, que teve o legado eternizado em diversos documentários. "Ela falava em inglês e perguntou 'Meu Deus, o que aconteceu?'. Entendi e então tentei acalmá-la. Segurei a mão dela", contou.
Gourmelon conta que, assim que chegou ao local, percebeu que se tratava de um acidente muito grave. Apesar disso, ele afirma que Diana estava presa ao caro, mas tinha apenas um ferimento no ombro, sem nenhuma outra lesão evidente. A respiração e o pulso também estavam "bons e fortes", segundo ele.
A princesa recebeu uma máscara de oxigênio, um cobertor térmico e um colar cervical. Mesmo com a comoção ao redor, o bombeiro diz que demorou a reconhecer que tinha acabado de socorrer a Princesa Diana. "Ela [uma colega de trabalho] me disse quem era e então a reconheci, mas até aquele momento eu não sabia", relata.