Mick Jagger está completando 70 anos de vida nesta sexta-feira (26), sendo mais de 50 deles dedicados à música. O vocalista do "The Rolling Stones" é uma das vozes mais expressivas dos anos 60 e chegou a ser considerado o ídolo de uma geração.
Mick Jagger conhecia Keith Richards desde os tempos de ensino primário, em Dartford, na Inglaterra, mas só descobriu que eles possuíam o mesmo gosto musical após o término da escola, ao reencontrá-lo em uma estação de trem. Jagger convidou Richards para se juntar à sua banda, na época a "Little Boy Blue and The Blue Boys". Eles conheceram Brian Jones, que tocava em outra banda, e em 1962 resolveram criar um novo grupo, que viria a ser o Rolling Stones.
Em pouco tempo Michael Philip Jagger era o vocalista de uma das bandas inglesas de rock mais famosas do século XX. Abandonou a London School of Economics para ser vocalista dos Stones. E é ele quem pilota os negócios do grupo.
O primeiro show foi realizado em 12 de julho de 1962 e o sucesso era imprevisível. Atualmente, Mick Jagger é uma das personalidades mais famosas no mundo e recebe homenagens frequentemente, como quando apareceu no episódio "How I Spent My Strummer Vacation", de "Os Simpsons", em 2002.
A banda de Jagger era comparada a outra que fazia muito sucesso na época, The Beatles. No entanto, o vocalista da banda Beatles, John Lennon, e o da Rolling Stones mantinham uma relação cordial. No livro "Memórias de John Lennon", editado pela viúva Yoko Ono, Mick dá um depoimento em que fala sobre as diversas vezes em que o vocalista do 'quarteto de Liverpool' foi assistí-lo em casas noturnas, como a 'Crawdaddy', no West End.
Os garotos do Rolling Stones eram associados a diversas polêmicas e fazia parte da imagem da banda o perfil rebelde. Eles eram considerados exóticos por usarem cabelos longos e no Natal de 1963, a banda divulgou uma campanha dizendo "Boas festas aos cabeleireiros que estão morrendo de fome". Outro episódio que retrata a irreverência associada à banda foi quando o empresário dos Stones, Andrew Loog Oldham, que enxergava nos rapazes o oposto da imagem "certinha" dos Beatles, lançou a campanha "Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?", que fez grande sucesso.
Mick Jagger também se tornou famoso pelos seus casos extra-conjugais e relacionamentos. Foi casado duas vezes e teve sete filhos com quatro mulheres. Karis é a mais velha, nasceu em 1970, e Lucas o mais novo , nasceu em 1999. O filho caçula é brasileiro, fruto de um relacionamento com a apresentadora Luciana Gimenez.