Nesta quarta-feira (12), o Madison Square Garden foi o palco de um grande show em apoio às vítimas do furacão Sandy. Uma verdadeira constelação se reuniu em Nova York com o objetivo de arrecadar fundos para as vítimas da catástrofe natural que perturbou os Estados Unidos em outubro.
Bruce Springsteen, acompanhado da E Street Band, se encarregou de abrir o evento histórico. O cantor emocionou o público com "My city in ruins", uma canção escrita para a sua "cidade adotiva", Ashbury Park, muito atingida pelo furacão.
Os 13 mil espectadores assistiram deslumbrados à nata artística do hemisfério Norte, em que figuravam Alicia Keys, Kanye West, P. Diddy, Diana Krall, Billy Joel e também Chris Martin do Coldplay, que formou uma parceria com Michael Stipe, do extinto grupo R.E.M..
Durante as cinco horas da apresentação, os amantes do rock vibraram em função do tão esperado reencontro com o Nirvana e com Paul McCartney nos vocais! Encarnando Kurt Cobain por uma noite, a lenda dos Beatles cantou uma música composta especialmente para o show, "Cut me some slack".
Quem não deve ter curtido a apresentação foi Courtney Love, viúva de Kurt, que em entrevista ao site americano "TMZ", na véspera do show, demonstrou a sua insatisfação com a participação de McCartney no lugar anteriormente ocupado pelo marido morto em 1994. A cantora ainda disparou: "Olha, se o John Lennon estivesse vivo, seria legal".
Os roqueiros de plantão também contaram com a presença de The Who, Jon Bon Jovi, Eddie Vedder (Pearl Jam) e também o ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters. Os Rolling Stones, que comemoram 50 anos de carreira, também eletrizaram a plateia com Mick Jagger em grande forma. "É provavelmente a maior reunião de músicos ingleses velhos cantando juntos no Madison Square Garden", disse o líder do grupo com muito bom humor. E continuou: "Se chover em Londres, vocês terão de vir nos ajudar".
A euforia também deu lugar a momentos de emoção, principalmente com a performance de Eric Clapton. O grande artista tocou " Nobody knows you when you're down" e " Out and crossroads" em versão acústica.
Muitos astros hollywoodianos marcaram presença recolhendo as doações por telefone. Entre as divas e galãs solidários à causa, estavam Susan Sarandon, Jake Gyllenhaal, Katie Holmes e Kristen Stewart.
Com chave de ouro, Alicia Keys encerrou o show cantando "Empire state of mind". O grande evento foi divulgado em muitos canais de televisão, sites e rádios por todo o mundo, e estima-se que a audiência planetária tenha alcançado 2 bilhões de pessoas. A renda será destinada à Associação Robin Hood, que luta contra a pobreza de Nova York.