A pequena protagonista de "Joia Rara" tem apenas 9 anos, mas este já é seu segundo papel de grande destaque na TV, depois de brilhar em "Avenida Brasil". Mel Maia será Pérola, a reencarnação de um mestre budista na próxima novela das seis da TV Globo, que estreia em 16 de setembro. Em conversa com o Purepeople, a atriz mirim mostra que mesmo sendo "muito sapeca", como ela mesma diz, leva o trabalho muito a sério e não tem problemas quanto a mudar seu visual em nome da arte.
Fazendo jus ao nome da personagem e da trama, Mel Maia ocupa o lugar de uma joia rara entre seus colegas de elenco e toda a equipe da produção, que são só elogios para falar da menina. Bruno Gagliasso e Bianca Bin, seus pais na ficção, se declararam completamente apaixonados por ela durante o lançamento da novela para a imprensa e Caio Blat comentou que ela é de fato uma criança iluminada.
Bem à vontade, Mel fica contente com todo o afeto que recebe. "Em cena eles não me mimam, mas quando para... Me mimam muito! Eu acho bem legal", conta a menina. Todo esse chamego é visto com bons olhos pelo pai e pela mãe da atriz. "Meus pais não ficam com ciúmes, eles gostam ver que eu estou me divertindo. É o que minha mãe diz!", afirma. Animada, a pequena atriz revela um desejo: "Eu quero fazer uma novela que tenha muitas crianças, daquelas que ficam correndo por aí, bem sapecas, fazendo um monte de besteira, sabe? (risos) Tenho um amigo que vai contracenar comigo. É mais divertido gravar com ele, a gente brinca muito".
Assim como Pérola, Mel diz que também ajuda muito as pessoas, mas tem uma característica da personagem que destoa bastante da sua personalidade: "Ela gosta de jogar futebol e isso não tem nada a ver comigo". No folhetim, o líder espiritual Ananda Rinpoche (Nelson Xavier) terá uma paixão pelo futebol e, como a filha de Franz (Bruno Gagliasso) e Amélia (Bianca Bin) será a reencarnação do mestre, ela também vai ter que praticar bastante o esporte em cena. "Ainda não aprendi a jogar, mas vou ter que fazer embaixadinha... Porque eu faço assim, boto no pé e a bola vai parar lá do outro lado do condomínio (risos)", explica Mel, repetindo os gestos de como se tivesse uma bola imaginária nos pés.
Quando perguntada se teve que cortar um pouco o cabelo para compor o visual de Pérola, a pequena brinca: "Um pouquinho?", e ri, passando as mãozinhas nos fios. "Cortei muito, mas já está grande. Vou ter que cortar mais... Mas eu estou tranquila, eu gosto", garante ela, diferentemente de sua personagem, que no teaser da novela avisou que no cabelo dela "ninguém mexe". Na trama, depois que a menina é identificada como a reencarnação de Ananda Rinpoche, viaja com os pais para o Nepal, onde é apresentada como tal e, assim como os monges, deveria ter os cabelos raspados. Mas a direção da novela optou apenas pelo comprimento mais curto, em vez da careca.
Em abril, o jornal carioca "Extra" afirmou que o pedido para não raspar o cabelo partiu da atriz, mas em conversa com o Purepeople Mel diz que não é por sua causa que a personagem não vai ficar careca: "Não é porque eu não quero. Se eu vim para trabalhar, eu tenho que raspar a cabeça, né?". Quem compartilha desse pensamento é Carolina Dieckmann, que chegou a aconselhar Marina Ruy Barbosa a raspar os cabelos para sua personagem em "Amor à Vida".
(Por Samyta Nunes)