Todo o sucesso que Mel Maia fez como a pequena Rita na primeira fase de "Avenida Brasil" não lhe rendeu apenas o prêmio de melhor atriz mirim no prêmio 'Melhores do Ano' no "Domingão do Faustão". Além do convite para protagonizar a próxima novela das seis, a atriz mirim foi atendida quando pediu para não ter os cabelos raspados, para viver Pérola, a reencarnação de Buda, em "Joia Rara ".
Segundo publicado nesta segunda-feira (22), pelo jornal "Extra", Mel, que tem apenas oito anos, pediu que não lhe raspassem os cabelos e foi atendida pela direção da novela. No evento "Vem Aí", exibido pela TV Globo no dia 28 de março, ela apresentou sua personagem e contou um pouco do que o público pode esperar da história escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, e já avisou que suas madeixas são intocáveis.
No vídeo apresentado durante o show que apresentou a nova programação da Globo, Mel mostrou que está à vontade no papel, enquanto fez sua prévia: "Meu nome é Pérola. Agora, apareceram monges budistas aqui em casa, dizendo que em outra vida eu fui um homem importante: Lama, que quer dizer professor. Sabe que eu acho que é verdade?! Porque eu já sonhei com essa outra vida. Eles querem que eu vá para um mosteiro no Himalaia. Minha mãe disse que mosteiro é como se fosse uma escola. Os monges são tão engraçados, me tratam como uma princesa. Nunca dão as costas para mim. Usam vestidos vermelhos e são carecas! Mamãe disse que eu vou usar roupas iguais, mas já avisei: no meu cabelo, ninguém toca!".