Meghan Markle e Príncipe Harry deixaram as obrigações na monarquia britânica há quase 4 anos, mas os bastidores da saída polêmica ainda repercutem. No livro "Meghan: A Hollywood Princess", o jornalista Andrew Morton entregou que uma foto da Rainha Elizabeth II foi o estopim para que o casal decidisse abdicar das funções reais. Trechos da publicação foram repercutidos pela Revista Monet nesta sexta-feira (22).
A foto em questão foi publicada no dia 03 de janeiro de 2020 e foi ao ar no Instagram da Família Real para saudar os súditos pelo Ano Novo. Na imagem (+ disponível na galeria acima!), estão apenas Elizabeth II, o então Príncipe Charles, Príncipe William e seu filho mais velho, George. Apenas os próximos Reis (e sem nenhum risco de caírem na linha de sucessão) aparecem na imagem com a Soberana.
O biógrafo acredita que a foto foi determinante para a saída de Harry e Meghan porque entrega a mensagem de que a manutenção da monarquia britânica não depende deles. 5 dias depois do registro ir ao ar, o casal anunciou que deixaria as funções reais.
"O casal real suspeitava que a instituição inteira estava conspirando contra eles. Assim que eles viram, as evidências ficaram explícitas. A mensagem implícita era óbvia: o futuro da monarquia estava garantido, com ou sem Meghan e Harry", avalia o especialista real.
Apesar de a foto potencialmente enviar um recado, Elizabeth II não estava satisfeita com a briga que assolou o principal escalão da Família Real. Em entrevista à revista People, o historiador Robert Hardman contou que a monarca desejava que as polêmicas com o Príncipe Harry chegassem ao fim.
De acordo com Robert, Elizabeth II queria que Harry se reconciliasse com o pai, Charles III, e o irmão, William. O historiador ainda afirma que a monarca era o principal canal entre Windsor e a Califórnia. "Ela sabia que os conflitos faziam parte da vida e não guardava rancor. Acima de tudo, ela queria ver sua família feliz", disse a publicação.