Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (08), aos 96 anos, na Escócia. A monarca estava apresentando problemas de saúde há um mês e faltando alguns compromissos reais. A informação sobre a morte foi compartilhada pelo perfil oficial da Família Real. Saiba como ficará a linha de sucessão real após a morte de Elizabeth II.
Charles, filho de Elizabeth e Phillip, assume automaticamente o trono. Já Camilla, sua mulher após Diana, será nomeada a Rainha Consorte, um título pedido pela própria Elizabeth antes de morrer. Uma rainha consorte é a esposa de um rei em pleno reinado. Uma rainha consorte geralmente compartilha a posição social e o status de seu cônjuge.
Porém, antes de Charles tomar a posição, a Inglaterra tem um roteiro, chamado "London Bridge", com ações para serem tomadas após o falecimento da monarca.
+ Veja curiosidades sobre a Rainha Elizabeth II.
Após o anúncio, Charles falou sobre o ocorrido nas redes sociais. "A morte da minha amada mãe. Vossa Majestade, a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família".
"Lamentamos profundamente o falecimento de uma Soberana querida e de uma mãe muito amada. Sei que a morte dela será profundamente sentida no país e ao redor do mundo. Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto por quem A Rainha era tão amplamente aceita", finalizou.
+ Veja detalhes inacreditáveis sobre a Rainha Elizabeth II.
Caso Charles renuncie ou morra, William, filho mais velho dele com Diana, assume o trono real. Em seguida, os filhos dele com Kate Middleton assumem. Na sequência está Harry e seus filhos.
De acordo com o protocolo oficial, após o anúncio da morte da Rainha, uma série de ações são feitas pela Família Real. No dia seguinte ao aviso da morte, todos os trabalhos parlamentares serão suspensos por dez dias. Além disso, Charles se reunirá com a primeira-ministra.
No segundo dia após a morte, o caixão da Rainha voltará ao Palácio de Buckingham. No terceiro dia, Rei charles receberá a monção de condolências.
O décimo dia será proclamado dia de Luto Nacional, com o funeral realizado na Abadia de Westminster. Elizabeth II será sepultada no Castelo de Windsor, na Capela Memorial do Rei George VI.