Meghan Markle e Príncipe Harry tomaram uma decisão radical relacionada ao futuro dos dois e do filho, Archie, de 8 meses, na família real. Em comunicado oficial nesta quarta-feira (08), o casal - fotografado pela primeira vez em 2020 na terça (07) - abriu mão da condição de "membro sênior" da realeza britânica e anunciou que irão começar a trabalhar para serem financeiramente independentes da Rainha Elizabeth II. "Após muitos meses de reflexão e discussões internas, optamos por fazer a transição neste ano, começando a desempenhar um novo papel progressivo dentro desta instituição", dizia o anúncio, compartilhado na rede dos duques de Sussex, cuja comemoração das festas de fim de ano aconteceu no Canadá.
Pais de Archie, primogênito do casal que encanta a cada nova aparição (como no Cartão de Natal de 2019 da família), Harry e Meghan explicaram que planejam criar o filho em solo britânico e norte-americano, aumentando a frequência de viagens para os Estados Unidos e Canadá, onde Meghan passou sua infância. "Esse equilíbrio geográfico nos permitirá criar nosso filho com uma apreciação pela tradição real em que ele nasceu, além de proporcionar à nossa família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de nossa nova entidade beneficente", indicaram. Anteriormente, os dois já haviam se mostrado insatisfeitos com a abordagem da imprensa britânica: Harry chegou a citar a mãe, Diana - morta após acidente envolvendo paparazzis - ao sair em defesa da mulher e a americana criticou as fake news envolvendo o casal em depoimento ao documentário "Harry & Meghan: An African Journey".
Ainda no posicionamento, Meghan e Harry agradeceram a colaboração dos demais membros da realeza diante da decisão. "Esperamos ansiosamente compartilhar todos os detalhes deste emocionante próximo passo no devido tempo, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, aceitem nossos mais profundos agradecimentos por seu apoio contínuo", indicaram os dois.
Pouco tempo depois de o anúncio ser oficializado no Instagram do casal, o nome da duquesa se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Não faltaram memes apoiando a decisão e brincando sobre as prováveis reações de Elizabeth II e os demais familiares. Confira alguns a seguir:
(Por Marilise Gomes)