A novela "Amor à Vida" teve 221 capítulos, mas é exatamente o último que não deve sair da cabeça dos telespectadores tão cedo. Especialmente por causa do beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso), o primeiro beijo gay masculino da TV brasileira. O autor Walcyr Carrasco, em entrevista ao jornal "O Globo", confessou que não foi fácil decidir como seria esse beijo e se de fato ele deveria ir ao ar.
"Gravamos várias versões: uma conservadora, uma moderada e uma agressiva. Achava que não poderia ser a versão conservadora, que era pouco mais do que um selinho, nem a agressiva. Eles estavam se despedindo, não indo para a cama. Esse outro beijo (de língua) é dado quando você está indo para a cama. Não era a situação. Foi gravado, sim, até para a gente ter opções. Mas sabia que não seria esse", disse.
Walcyr contou ainda que a cena mais comentada da novela foi gravada diversas vezes: "Nem sei dizer quantas vezes eles gravaram porque fizeram em vários ângulos. Tinha: opção A, com meio corpo, A só com rosto, e por aí vai...".
O autor falou ainda que só escolheu o que ia ao ar no dia do último capítulo, com a ajuda dos diretores Mauro Mendonça Filho e Wolf Maya: "Vimos juntos e levamos nossa opção à direção. É um assunto sério. Quando você faz uma coisa pioneira, tudo tem que estar de acordo com a emissora", explicou.
Apesar disso, ele decretou que já tinha certeza de que esse beijo precisava acontecer, só não sabia em qual contexto. "Eu tinha uma história e, há quatro meses, fui ao diretor-geral de entretenimento (Manoel Martins) e falei: 'Acho que está na hora desse beijo acontecer porque a história está pedindo'. Naquele momento, o casal Félix e Niko ainda não tinha acontecido com força. Mas a questão da família estava presente entre Niko e Eron. O beijo poderia ter sido entre o Thiago e o Marcello Antony. Eu propus um beijo de despedida entre o casal, algo do dia a dia, de pessoas que estão juntas e dão um beijo quando um deles vai trabalhar", detalhou.
Mas quando Félix e Niko começaram a se relacionar, teve a certeza de que aquele era o casal certo, especialmente por causa da comoção que eles estavam causando nas pessoas. Antes disso, porém, já tinha falado com Mateus Solano sobre o assunto: "A história estava em branco quando comecei a ver a questão do beijo, mas foi tomando outros rumos. Niko tinha se separado do Eron. Naquele instante o Félix tinha ficado pobre e começado a se redimir".
Consciente de que fez história na TV brasileira, Walcyr Carrasco disse que a decisão de deixar este momento para o final da trama foi uma vontade dele. "Sabia que seria uma bomba, algo que iria surpreender a sociedade", finalizou.