O primeiro beijo gay entre homens da teledramaturgia brasileira não sai da boca dos telespectadores. No último capítulo de "Amor à Vida", exibido na sexta-feira (31), os personagens Félix e Niko protagonizaram a tão esperada cena da trama de Walcyr Carrasco. Para Mateus Solano, que recebeu muitos elogios durante o folhetim, o momento foi importante para a história das telenovelas e também para a luta contra a homofobia.
"Puxou o tapete de muita gente preconceituosa que acabou gostando do casal e até torcendo pelo tal do beijo, né?", afirmou o ator. "Se fosse só um estalinho, acho que seria covarde. Então foi na medida certa do que o público estava esperando e precisando. A gente chamou de beijo Tarcísio Meira, porque é um beijo com a boca fechada, mas longo", disse.
Ao longo da novela, o público foi conquistado pela história de Félix – que deixou de ser vilão após ser colocado para fora da casa da família Khoury – e de Niko – que sofreu após ser abandonado por Eron e traído por Amarilys.
"O público se apaixonou por esses dois personagens e torceu para que eles fossem felizes, para que eles ficassem juntos. Esse foi o grande passo. O beijo foi uma consequência, e aí que o tabu realmente perdeu importância porque as pessoas já estavam torcendo pela felicidade desses dois", declarou Thiago Fragoso.
"Eu queria fazer uma cena que tivesse lógica dentro da trama, que tivesse motivo para existir. A história daqueles personagens, o Félix e o Niko, pedia esse beijo", revelou Walcyr Carrasco, autor de "Amor à Vida".
A gravação da cena pediu muito cuidado dos atores, para que nada faltasse ou passasse do ponto. No fim, o elenco e a equipe comemoraram. "Foi muito pensado como a gente poderia fazer aquilo de forma afetuosa, de forma carinhosa", disse Thiago. "A gente foi buscar lá atrás na televisão, aquelas coisas mais antigas assim, que são coisas bem plásticas, bem épicas assim, que o pessoal em casa olha e diz 'own'. Eu e Mateus somos atores muito entregues, então a gente não tem pudor na hora de fazer a cena", revelou.
A cena, que foi mantida em sigilo até o final da trama, não tinha nenhuma indicação do beijo, de acordo com os atores. "Ela acabava e tinha vários asteriscos no final, duas linhas de asteriscos. E era isso", contou o intérprete de Niko. "Eu liguei para o Thiago e falei: 'Viu os asteriscos?'", lembrou Mateus.
Porém, os atores garantem que não houve mal-estar no momento da gravação e que o momento foi bastante especial para a carreira de casa um. "Na hora me deu um nervoso assim, eu falei: 'caramba, eu realmente estou fazendo isso, vai acontecer, que legal'", afirmou Thiago. "Não tem muito espaço para 'é estranho' ou 'não é', mas a barba é um incômodo", brincou Mateus, rindo.