O último capítulo da novela "Amor à Vida" gerou muitos comentários no Brasil por causa do beijo gay entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso). O mesmo aconteceu no Chile, nesta terça-feira (6), quando o episódio final da trama, chamada de "Rastros de Mentiras" foi ao ar no Canal 13. A cena foi inédita na emissora da TV chilena e ficou em segundo lugar na audiência do país.
A repercussão do beijo começou antes de a cena ser exibida. Isto porque a imprensa local acreditava que o canal, que pertence a corporação da Pontifícia Universidade Católica, não deixasse a sequência ir ao ar. Ainda mais devido ao horário da veiculação da trama de Walcyr Carrasco: das 18h20 às 19h45.
Nas redes sociais, os internautas já comentavam uma possível edição do beijo pela emissora. "Sem censura, por favor", pediu um usuário da rede social. "Vamos, Canal 13, é hora de criar um precedente. Vamos ver o beijo de Félix e Niko sem cortes", exigiu um seguidor. "Que mundo é este onde você pode ver um crime na TV, mas não pode ver um beijo?", questionou outro.
Telespectadores comemoram primeiro beijo gay exibido pelo canal
Após o último capítulo de "Amor à Vida", os internautas comemoraram o fato de o Canal 13 não ter cortado o beijo. "Estou em choque! Mostraram o beijo gay", bradou um seguidor. "Estamos avançando! Muito bem", elogiou outro. "Emocionante final de 'Rastros de Mentiras'. Um luxo de teleserie. Muito bem, Canal 13, mostrando um beijo gay de amor", comemorou ainda outra internauta.
Algumas pessoas reclamaram do fato de ainda hoje a demonstração de afeto ainda ser um tabu. "Não posso crer que isso seja notícia. Estamos em 2015", disse uma telespectadora. Esta também foi a opinião de Fernanda Montenegro na época em que "Amor à Vida" era exibida no Brasil. "Nunca entendi essa demora. Já devia ter acontecido há muito tempo. No teatro se beija muito na boca, mesmo pessoas do mesmo sexo. É um ato carinhoso, assim como poderia ser na testa ou na bochecha", disse ao jornal "O Dia".
A cena ganhou repercussão na mídia chilena, que exaltou a boa audiência do último capítulo da trama. Segundo o site "Nación", a novela marcou 9,7 pontos de média na audiência, ficando em segundo lugar. Às 18h49, o Canal 13 fez um pico de 11 pontos. No Brasil, mesmo com o beijo, o folhetim não conseguiu bater recorde no ibope, o que vinha sendo esperado.
Mateus Solano e Thiago Fragoso falam sobre beijo gay
Na semana seguinte à exibição da cena, Mateus Solano conversou com Tadeu Schmidt para o "Fantástico" e opinou sobre o beijo. "Eu acho que foi na medida certa do que o público estava esperando e precisando", acredita o ator.
Já Thiago Fragoso vibrou por ter protagonizado a cena que entrou para a história da teledramaturgia brasileira. "Eu falei: 'Caramba. Eu realmente estou fazendo isso. Vai acontecer, que legal'", conta o ator, que já havia dito que estava pronto para o momento tão esperado.