Marcos Palmeira prestigiou o pai na 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (13). O cineasta Zelito Viana recebeu o Troféu Eduardo Abelin em evento realizado no Palácio dos Festivais. O ator estava acompanhado da produtora Gabriela Gastal, de quem ficou noivo no mês passado durante arraiá.
Irmão de Chico Anysio (morto em 2012), Zelito foi surpreendido pela chegada do filho e se abraçam de forma emocionada quando se encontraram. "Eu jamais perderia isso", disse o pai da pequena Júlia, de 7 anos, com quem costuma fazer passeios pela cidade do Rio de Janeiro. A menina é fruto de seu relacionamento com a diretora Amora Mautner. Além de Marcos, participaram da homenagem a mulher de Zelito, Vera de Paula, a filha dele, Betse de Paula, e a neta do cineasta, Beatriz Morgana.
'Ele ficou com os olhos marejados', diz Marcos sobre o pai
O intérprete do prefeito Aderbal Pimenta da novela "Babilônia", primeiro vilão de sua carreira, contou que não foi fácil surpreender o pai. "Hoje ele me ligou duas vezes e eu falei que estava no estúdio e ligava depois. Realmente acho que ele não sabia. Quando a gente se encontrou, ele ficou com os olhos meios marejados", lembrou o ator, que não escondeu sua felicidade ao ver o pai sendo homenageado na principal premiação do cinema nacional.
"Eu cresci e vivi na produtora dele (meu pai), que hoje tem 50 anos. Eu vou fazer 52, o Festival de Gramado tem 43. Acho que era uma conjunção de coisas, então valeu todo o esforço para fazer essa surpresa para ele. Meu pai merece. Um homem que vive da cultura, que respeira cuktura, nada mais justo do que estar sendo homenageado!", vibrou em entrevista ao "E! Brasil".
'Tinha dificuldade de chorar', contou Marcos
Ao relembrar momentos da vida pessoal e profissional em entrevista ao programa "Grandes Atores", do canal pago Viva, o ator lembrou que a chegada da filha modificou sua vida. "Eu tinha uma dificuldade de chorar muito grande. Era uma travação minha. Depois que a Júlia nasceu, eu choro por qualquer coisa. Acho que por isso, talvez, como ator, eu tenha melhorado nesse sentido. Eu me limpei", afirmou o ator, que assumiu o relacionamento com Gabriela em março.
(Por Guilherme Guidorizzi)