A expectativa para a próxima novela de Manoel Carlos está grande. Na história de "Em Família", trama que vai substituir "Amor à Vida", Giovanna Antonelli e Alinne Moraes vão formar um casal gay . "Giovanna será Clara, uma dona de casa comum, com uma vidinha doméstica entediante, que descobre o amor numa outra mulher. Inicialmente muito assustada, vai aos poucos se deixando levar", confirmou o autor à coluna "Gente Boa", do jornal "O Globo" desta sexta-feira (02).
Essa será a terceira parceria de Giovanna e Alinne com Manoel Carlos. As duas fizeram com ele "Viver a Vida" (2009). A primeira participou ainda de "Laços de Família" (2000) e, a segunda, de "Mulheres Apaixonadas" (2003). Nessa trama, Alinne, inclusive, também interpretou uma homossexual, a adolescente Clara.
Questionado se a novela vai abordar o polêmico beijo gay, o autor preferiu não dar certezas. 'O beijo é uma consequência natural de qualquer relação de amor, seja ela qual for. Não vejo nenhuma diferença. Se a relação entre Clara e Marina caminhar nesse sentido, colocarei um beijo entre elas", adiantou.
Antes de 'Mulheres Apaixonadas", Manoel Carlos já havia abordado a questão da homossexualidade em "Por Amor" (1997). "Um dos personagens, vivido pelo Odilon Wagner, era bissexual, casado e pai. Houve certa reação, cenas foram cortadas e suavizadas, mas por determinação da própria TV Globo. Só não sei se ela atendia a uma recomendação de Brasília", relembrou.
Para ele, ao contrário do que muitos podem pensar, apresentar no horário nobre um casal gay formado por mulheres é mais complicado do que mostrar um par formado por homens. "Me parece que o preconceito é mais severo e comum quando se trata de mulheres homossexuais", avaliou. "Sei que existem gays em muitas delas, mas desconheço o tratamento que recebem dos autores. E é nisso que reside a diferença".
Em Família" já tem 13 capítulos prontos. A pretensão de Manoel Carlos é chegar de 25 a 30 prontos até a estreia. O diretor Jayme Monjardim já escolheu locações em Viena, capital da Áustria, e visita agora locais em Goiânia. A trama vai contar a história do amor entre dois primos e será protagonizada por Julia Lemmertz. Bruna Marquezine viverá a personagem Helena na primeira fase e, na segunda, voltará para dar vida à filha da Helena adulta.
O convite à Julia Lemmertz para o papel principal é uma homenagem à mãe dela, Lilian Lemmertz, primeira atriz a encarnar Helena em uma novela de Manoel Carlos. Ela viveu a personagem em "Baila Comigo", exibida em 1981, na TV Globo. Lilian deve aparecer em cenas de flashback na nova trama. Outros atores confirmados para "Em Família" são Tony Ramos , Reynaldo Gianecchini , Helena Ranaldi , Viviane Pasmanter , Klebber Toledo , Natalia do Vale e Camilla Camargo.