Maitê Proença abriu o jogo sobre seu relacionamento com Adriana Calcanhotto, que se tornou público em setembro de 2021. Sem papas na língua, a artista disparou: "Eu queria que ela fosse homem". E justificou: "Para essa atividade, sempre gostei mais de homem". "Mas ela é mulher, gosto dela e aceito isso", avisou, afirmando acreditar que sua opinião não seria bem aceita por todos. "Sei que as feministas e os LGBTs não vão gostar do que acabei de dizer, mas, honestamente, é assim, entendeu? Posso experimentar algo diferente para estar com ela", completou em entrevista à revista "JP", segundo informou o portal "F5", da "Folha de São Paulo".
Ao falar abertamente pela primeira vez sobre o relacionamento, um mês após ele ter sido exposto, Maitê Proença parecia ainda não estar tão confortável em expor sua vida sentimental. "As pessoas são pessoas, né? Não tenho nenhum tipo de preconceito, mas também não sei", avaliou. E afirmou: "Às vezes é bom abrir uma frente nova. Não sei se as pessoas incentivam. Porque talvez elas não saibam exatamente que tipo de... Como é a relação".
Meses mais tarde, já bem mais segura do que está vivendo, a artista contou que tinha, inclusive, conseguido se entregar completamente, sexualmente falando. "Agora é bem mais legal, sim. Antigamente, eu estava lá investigando, experimentando um pouco aqui e ali. Precisei fazer muitas experiências para chegar a um lugar mais livre e relaxado", detalhou.
Pelo Twitter, internautas criticaram a declaração de Maitê Proença sobre o seu relacionamento. "A Maitê não ter medo de ser cancelada é o de menos, o problema é ela não ter medo de humilhar e magoar a Adriana", disparou uma seguidora. "Isso só mostra o quão desafiador é ser uma mulher que ama outras mulheres. Não tem homem envolvido a pessoa entra em pane", opinou uma usuária do microblog.
"Eu tô indignada. Uma mulher como a Adriana, com prestígio, cultura, dinheiro, rainha do sofrimento lésbico passando por essa humilhação pública por parte da companheira", assumiu uma fã. "Não sei se sinto mais pena da Maitê Proença por não se aceitar ou da Adriana Calcanhotto por se submeter a isso", lamentou outra internauta. "Adriana Calcanhotto, querida, eu tenho certeza que haverá inúmeras mulheres que te querem como MULHER para te amar", disparou uma admiradora da cantora.