A pior tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul já tirou a vida de 75 pessoas, número atualizado na tarde deste domingo (5). Os temporais atingem o estado há sete dias e 334 municípios foram afetados, como Roca Sales, onde a Miss Brasil 2008 Natália Anderle chegou a ser dada como desaparecida. Grávida de sete meses, a modelo só conseguiu se comunicar após quatro dias para alívio da família, amigos e fãs.
Em estado de calamidade, o Rio Grande do Sul contabiliza 155 feridos, mais de 100 desaparecidos e 88 mil desalojados. Os afetados de alguma forma pelas enchentes e/ou desabamentos passa de 780 mil pessoas dos mais de 10.882 milhões de habitantes (este, dado do último Censo, em 2022).
As chuvas adiaram ainda todos os jogos dos clubes gaúchos pelo Campeonato Brasileiro neste final de semana, incluindo Cruzeiro x Internacional, que seria em Minas Gerais, e fecharam o aeroporto Salgado Filho e a rodoviária da capital, Porto Alegre.
Isso ao mesmo tempo em que o rio Guaíba atingiu alta de 5,30 metros, superando a marca história até então de 4,76 metros, em 1941, portanto há 83 anos, e que notícias falsas envolvendo o alto custo do show de Madonna ganharam as redes sociais.
Após Davi, campeão do "BBB 22", Eliana e famosos que nasceram no estado, como Xuxa e Ana Hickmann, a onda de solidariedade ganhou neste domingo o reforço de Anitta e Pedro Scooby. Destaque no show da rainha do pop, noite passada, a funkeira contribuiu com um caminhão, que será disponibilizado à Cufa (Central Única das Favelas).
"Quem está no Rio, pode doar material de limpeza, higiene pessoal, roupa, calçado, cobertores, alimentos não perecíveis, água mineral na sede da CUFA em Madureira (Zona Norte) no Rio", pediu Anitta, divulgando também um link no qual doações podem ser efetuadas em seu Stories do Instagram.
Na mesma rede social, Pedro Scooby afirmou que ao lado de amigos está indo fazer sua parte na tentativa de resgatar pessoas que estão ilhadas. "Conseguimos juntar os melhores pilotos de ondas gigantes do Rio, estamos levando jet skis e indo rumo ao Sul. Tomara que a gente chegue a tempo de poder ajudar, é o mínimo que podemos fazer", afirmou.