O Rio Grande do Sul já soma mais de 30 mortos em consequência das fortes chuvas que atingem o estado desde o começo da semana. O número de desaparecidos chega a 60 pessoas em uma situação descrita como "de guerra" pelo governador, Eduardo Leite. A tragédia ocorre na semana seguinte ao incêndio em uma pousada, que matou mais de 10 moradores.
Tanto o governo estadual como o federal decretaram "estado de calamidade". O impacto das consequências das fortes tempestades já atingiram 154 das 496 cidades gaúchas, deixando quase 15 mil pessoas fora de suas casas e 36 feridas - o número de desalojados, que é quando o morador não consegue regressar para sua residência - passa de 10.200 mil.
Esses números se referem até o começo desta manhã de sexta-feira (3), de acordo com o portal "g1". Diante dessa situação, vários famosos estão fazendo campanhas em suas redes sociais em prol de doações para os atingidos no estado, que há 11 anos foi cenário de um outro incêndio, na boate Kiss, com aproximadamente 240 mortes.
Filho de Ana Paula Arósio no final dos anos 1990 em novela, Nicolas Prattes foi um dos atores a pedir doações para os atingidos pelos temporais. "Acordei e vi filhos sem encontrar seus pais, pais sem encontrar seus filhos, cachorro e humano despencando juntos e sumindo nas águas, são mais de 10 mil desabrigados", lamentou.
"Acredito que qualquer doação seja bem-vinda, qualquer uma. Caso não possa, faz com o coração uma oração aí", completou o ator, que revelou ter feito uma doação em dinheiro para o governo local. De saída do SBT, que já teria definido seu novo domingo, Eliana também fez um pedido aos internautas.
"Oremos pelas famílias do Rio Grande do Sul. Vamos compartilhar a forma de ajudar também. Desde já agradeço", se pronunciou a apresentadora, com chance de ser contratada pela Globo.
Campeão do "BBB 24", Davi Brito também usou sua rede social para falar da tragédia e divulgar um link de vaquinha virtual. "Você que é da corrente do bem, bora ajudar esse pessoal", pediu o ex de Mani Reggo, de quem se separou de forma conturbada.
Adriane Galisteu citou a importância da doação de sangue para as vítimas. Alok e Beth Goulart foram outros famosos a se pronunciarem em prol dos desabrigados e atingidos pela catástrofe