Pela primeira vez na história, um álbum de funk foi indicado ao Grammy, a maior premiação de música global, nesta sexta-feira (8). E é claro que a dona do disco é ela: Anitta ! A nossa "girl from Rio" não cansa de fazer história, e essa conquista é apenas mais uma dentre tantas no ano de 2024! Confira 8 momentos que provam que a brasileira é a "maioral":
Em fevereiro, Anitta foi convidada para celebrar as quatro décadas do Sambódromo do Rio de Janeiro. A estrela fez um show exclusivo ao lado de grandes nomes da música, como Alcione, Zeca Pagodinho e Pretinho da Serrinha. Ovacionada, ela mostrou muito samba no pé e respeito ao Carnaval carioca!
Em abril, a poderosa lançou o ousado "Funk Generation", um álbum inteiramente dedicado ao gênero nascido nas favelas cariocas, mas com canções em inglês e espanhol. Os hits "Funk Rave," "Joga pra Lua," e "Double Team" dominaram as paradas ao redor do mundo e ajudaram a expandir o ritmo no cenário internacional! Depois, uma turnê do disco passou por diversos países, incluindo Estados Unidos. As datas? Esgotadas!
Em maio, Madonna fez um show histórico e gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Anitta foi uma das convidadas da rainha do pop e participou de uma espécie de ball room improvisado no palco. As duas esbanjaram conexão e geraram muita polêmica! Lendas!
No mesmo mês do show com Madonna, Anitta lançou um videoclipe icônico, repleto de referências às religiões brasileiras, incluindo a sua, o candomblé. Ela homenageou os orixás e compartilhou sua vivência, mas recebeu críticas de pessoas intolerantes nas redes sociais. Sem papas na língua, Anitta rebateu as ofensas, mostrando coerência e firmeza. "Ainda fico assustada com a falta de evolução do ser humano. Nos dias de hoje, ainda é um retrocesso tão grande não aceitar, entender e respeitar o caminho das pessoas", disse ela nos stories.
Em setembro, Anitta marcou presença no primeiro jogo da NFL no Brasil. Em uma apresentação de seis minutos, ela colocou o rebolado "para jogo" no centro do gramado da Neo Química Arena, em Itaquera, e garantiu mais um feito histórico. Praticamente uma diva pop internacional, só que melhor: exportada por nós!
Ainda em setembro, Anitta cantou pela primeira vez um funk em português no palco do Video Music Awards 2024. A carioca apresentou um medley com "Alegria", hit em parceria com os argentinos Emilia Mernes e Tiago PZK. Além disso, ela venceu pelo terceiro ano consecutivo o prêmio de Melhor Videoclipe Latino com "Mil Veces", superando nomes como Bad Bunny, Karol G, Shakira & Cardi B, Myke Towers, Rauw Alejandro, e até a si mesma (ela competia também com o hit "Bellakeo", em parceria com o colombiano Peso Pluma).
Além de participar do show de The Weeknd, Anitta lançou uma parceria exclusiva com o astro canadense no mês passado: "São Paulo". No videoclipe, a carioca surpreendeu com uma barriga de grávida cenográfica (e tenebrosa!), e a música alcançou o Top 10 global do Spotify, a maior posição de um funk na parada! Vale destacar que a letra usa sample de um hit de Tati Quebra Barraco, "Abre as Pernas, Mete a Língua".
A última conquista gigantesca do ano - até então - ocorreu nesta sexta-feira (8), quando Anitta foi indicada à maior premiação de música do mundo: o Grammy, com o álbum "Funk Generation". Ela concorre com grandes nomes como Shakira e Luis Fonsi, com quem até possui uma colaboração.
Mesmo que ela não ganhe, não podemos ignorar o feito histórico da brasileira de ter sido indicada. E o ano ainda não acabou oficialmente, hein!? Quais surpresas ele guarda para a poderosa? Aguardemos!