Lupita Nyong'o enfrenta preconceito em Hollywood mesmo após vencer o Oscar. A queniana, nascida no México durante uma visita dos pais ao país, enfrenta dificuldades na indústria do cinema por ser negra. Segundo o site "The Hollywood Reporter", após vencer a premiação, esperava-se que ela entrasse para o seleto grupo de atores do cinema, mas isso ainda não aconteceu.
Segundo o veículo, a indústria do cinema costuma favorecer pessoas com a pele mais clara. "Assim, mais pessoas podem olhar para sua imagem e se identificar. No caso de Lupita, eu acho que ela tem dois anos e meio, três. Se ela encontrar uma franquia, como 'Star Wars', ou se for escalada para um papel importante, ela vai se destacar", disse o agente de talentos Tracy Christian.
Quem também teve que lidar com preconceito , foi a atriz Erika Januza. Em entrevista à revista "Contigo!", ela disse que sofria bastante quando era mais nova, inclusive ao participar de concursos de beleza. ""Ser a única negra na disputa, ouvir jurados que torciam por mim, mas saber como eram essas coisas... Os olhares! Nada disso me tornou revoltada", contou.