A cerimônia do Oscar, o mais importante prêmio do cinema mundial, aconteceu na noite de domingo (2) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Comandada pela apresentadora Ellen DeGeneres, que deu o tom descontraído à noite, a premiação consagrou "12 Anos de Escravidão" como o melhor filme e, consequentemente, fez de Steve McQueen o primeiro negro a dirigir uma produção vencedora na categoria principal do Oscar.
Will Smith foi o responsável por apresentar esta categoria. No palco, após se consagrarem vencedores, Brad Pitt , que atuou no longa-metragem, fez um discurso de agradecimento e chamou ao microfone Steve McQueen.
Visivelmente emocionado, o diretor leu um discurso e agradeceu a todos os que trabalharam com ele além de sua mãe, que estava na plateia. E finalizou: "Agradeço a todos que merecem não só sobreviver, mas viver. Dedico a todos que sofreram com a escravidão e sofrem até hoje".
Mas além do grande vencedor, outro filme chamou a atenção ao receber sete estatuetas. O longa-metragem "Gravidade" ficou com Melhor Diretor, Montagem, Fotografia, Edição de Som, Mixagem de Som, Efeitos Visuais e Trilha Sonora.
Contrariando as expectativas, o prêmio de Melhor Ator foi para Matthew McConaughey, por "Clube de compras Dallas". Três semanas antes da cerimônia, durante uma reportagem feita pela emissora americana "CNN", o nome de Leonardo DiCaprio apareceu como vencedor do Oscar na categoria de melhor ator.
Durante a matéria, o jornalista mostrou, acidentalmente, uma placa em que o nome do ator aparece como o escolhido para o maior prêmio do cinema mundial. Na noite deste domingo, no entanto, Leonardo saiu sem a que seria a sua primeira estatueta. O ator estava concorrendo por sua atuação em "O Lobo de Wall Street".
O prêmio de melhor atriz ficou com Cate Blanchett por "Blue Jasmine", de Woody Allen. Mas quem emocionou foi Lupita Nyong'o ao receber a estatueta de Atriz Coadjuvante por "12 Anos de Escravidão". Ao subir no palco, a atriz foi ovacionada e aplaudida de pé pela plateia.
Confira a lista completa dos vencedores do Oscar 2014:
Melhor filme: "12 Anos de Escravidão"
Melhor diretor: Alfonso Cuarón – "Gravidade"
Melhor ator: Matthew McConaughey – "Clube de compras Dallas"
Melhor atriz: Cate Blanchett – "Blue Jasmine"
Melhor ator coadjuvante: Jared Leto – "Clube de compras Dallas"
Melhor atriz coadjuvante: Lupita Nyong'o – "12 anos de escravidão"
Roteiro original: Spike Jonze - "Ela"
Roteiro adaptado: John Ridley – "12 anos de escravidão"
Maquiagem e cabelo: "Clube de compras Dallas"
Figurino: "O grande Gatsby"
Animação: "Frozen: Uma aventura congelante"
Efeitos visuais: "Gravidade"
Curta-metragem: "Helium"
Documentário em curta-metragem: "The lady in number 6: Music saved my life"
Documentário em longa-metragem: "A um passo do estrelato"
Edição de som: "Gravidade"
Mixagem de som: "Gravidade"
Curta-metragem de animação: "Mr. Hublot"
Fotografia: "Gravidade"
Edição: "Gravidade"
Filme estrangeiro: "A grande beleza" (Itália)
Design de produção: "O grande Gatsby"
Canção original: "Let it Go", de "Frozen: Uma aventura congelante" – Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez
Trilha sonora original: Steven Price - "Gravidade"