Erika Januza, a Alice de "Em Família", falou sobre o preconceito que sofreu ainda na infância. Segundo a atriz, isso baixou a sua auto-estima. "Como eu era mais nova, isso me afetava mais", disse. Em entrevista à revista "Contigo!", a atriz lembrou que, ao participar de um concurso de beleza, ela ouviu de uma senhora que era feia. "Ser a única negra na disputa, ouvir jurados que torciam por mim, mas saber como eram essas coisas... Os olhares! Nada disso me tornou revoltada", explicou.
A morena estreou na TV Globo na série "Suburbia". Erika Januza desbancou 2 mil candidatas ao ficar com o papel de protagonista da trama de 2012. Ao receber a notícia do produtor, ela chorou e correu para os braços da mãe. "Chorei muito. Dois anos antes, tinha sido expulsa dali pelos seguranças por tentar tirar uma foto. E hoje sou funcionária", contou sorrindo.
Apesar de comemorar o sucesso, a bela conta que nunca se sentirá completa, já que não pode dividi-lo com o pai, que faleceu há 8 anos. "Queria que ele estivesse vendo tudo. Uma vez, saiu uma foto minha no jornal, pequenininha, em preto e branco, e ele carregava como um troféu", disse.