O "MasterChef Júnior" recebeu quatro ex-participantes do "MasterChef" para auxiliar as crianças na primeira prova semifinal, exibida na noite desta terça-feira (8): Fernando, Jiang e Raul, além da produtora Izabel, campeã da segunda temporada. Sofia e Ivana foram eliminados, enquanto Lívia e Lorenzo se tornaram finalistas. A final já está gravada e consagrou o garoto como campeão.
Mas o que chamou atenção dos pequenos foi quando os jurados e Ana Paula Padrão apareceram com óculos escuros no palco da atração. "O Jacquin usou um chapeuzinho ridículo", brincou Sofia. Em um primeiro momento, cada dupla (Raul/Lorenzo, Jiang/Sofia, Izabel/Ivana e Fernando/Lívia) precisou fazer três pratos usando bananas como ingrediente principal (cartola, chips e moqueca). Em seguida, Paola Carossella e Henrique Fogaça experimentaram apenas a refeição sugerida por eles e deram notas. Lívia ficou com 23.5 contra 22.5 de Sofia, 19 de Lorenzo e 18 de Ivana.
Um pouco antes, Lorenzo, em tom de brincadeira, ironizou a chef argentina, que fez guerra de chantily com os participantes mirins em um dos programas. "Essa Paola não sabe nada. Você acha que ela sabe mais que eu? Eu devia estar lá (julgando)", brincou o adolescente. E Fernando fez coro: "Quem ela pensa que é?".
'Você tem um dom', diz Paola para Sofia
Na segunda prova do dia, os pequenos chefs já não contaram com a ajuda dos ex-participantes do "MasterChef 2". Nessa disputa, eles precisaram fazer pratos com frutos do mar. Sofia preparou vieiras grelhadas com legumes branquiados e bouilabaisse. "É lindo o seu prato. Eu colocaria como entrada do meu restaurante", elogiou Fogaça, que já se definiu como pessoa emotiva. Paola concordou: "Sensacional. O que você fez não é normal para uma criança. Você tem um dom, cozinha como adulto".
Já Ivana cozinhou risoto de açafrão com vieiras grelhadas. "Está de parabéns. Não é fácil fazer um risoto", apontou Erick. "Você me surpreende, mas faltou um pouquinho de sal no risoto", acrescentou Fogaça. E Lorenzo levou a melhor ao preparar lagosta com creme de páprica doce, vieiras e batata temperada. "O ponto da lagosta está maravilhoso", disparou o chef francês. "Perfeita! Talvez seja a melhor lagosta que eu já comi", fortaleceu Paola, criticada por levar animais vivos em uma das provas.
Ao dar a vitória de Lorenzo, Erick realçou como foi difícil escolher o segundo finalista: "Foi por muito pouco". Em seguida, os chefs consolaram as eliminadas e o francês teve as bochechas apertadas por Ivana.
(Por Guilherme Guidorizzi)