Quando participou do "MasterChef Júnior", Valentina Schulz, de 13 anos, foi alvo de diversos comentários pedófilos nas redes sociais. À época, a repercussão do caso foi tanta que até a imprensa internacional relatou o episódio. Nesta semana, no entanto, a ex-participante do reality de gastronomia infantil voltou a ser atacada por um perfil pedófilo.
"Olha, os peitos já estão grandinhos, hein! Você está crescendo. Lindona!", escreveu. "Qual é a tua idade, lindinha?", escreveu um usuário. Diante da revolta de outros internautas e fãs da adolescente, que lançou um canal no Youtube após o fim do "Masterchef Júnior", ele desativou se perfil e os comentários.
Em artigo publicado no site "Meio e Mensagem", na última terça-feira (21), a mãe da participante defendida pela chef Paola Carosella, a publicitária Daniela Schmitz, falou pela primeira vez o caso. "Eu não ia falar sobre isso, porque é muito dolorido ver a tua própria família se tornar vítima de uma cultura que de alguma forma direta ou indiretamente você ajudou a construir. E ainda ver, supostos influenciadores, cobras que ajudamos a criar, ironizando o caso e desmerecendo a importância da discussão que se deflagrou a partir dele com a campanha #meuprimeiroassedio", escreveu a esposa de Alexandre Schulz, que à época do primeiro ataque, afirmou bloquear os usuários maldosos das redes sociais da menina.
A mãe da menina afirmou ainda, na sua opinião, esse tipo de comportamento acontece em função de um comportamento social. "Muitos dirão, são doentes, são pedófilos. Discordo, senhores. A maior parte deles são simplesmente rapazes que desde sempre foram impactados por imagens e mensagens nas quais as mulheres ou pedaços delas eram tratadas como objetos sexuais. Imagens e mensagens contidas nos anúncios, nos filmes e outdoors que os leitores deste jornal criaram, aprovaram e veicularam. E assim, cresceram, crescemos... ajudando através da publicidade a construir a cultura do estupro", opiniou a publicitária.
(Por Marilise Gomes)