Não é só na maquiagem que as cores intensas estão em alta. A Semana de Alta-Costura, em Paris, já revelou como os vestidos de festa em tons vibrantes vão dominar os bailes e pistas nas próximas temporadas. A estação mais fria do ano que, em geral, tem como propostas looks em tons mais sóbrios e visuais mais neutros, está sofrendo uma revolução. É que se depender das passarelas que trazem o que vai ser moda no inverno 2019 (que no Hemisfério Norte é em janeiro) todo mundo vai vestir cores por aí.
A tendência não é exatamente nova, já que looks com fortes de pinceladas de amarelo têm sido vista por aí. O vermelho em look total também já é uma realidade, que tem ardido como febre desde o início de 2018. Agora, no entanto, a cartela de cores é mais ampla, inclui combinações de dois ou mais cores acesas e resgata até o ultravioleta que tem andado esquecido nos últimos tempos. A cor, eleita o tom de 2018 pela Pantone, tem sido ofuscada por outros tons igualmente elétricos e alegres.
Em look total a escolha do tom vibrante funciona como uma dose extra de elegância. É que é uma escolha corajosa optar por todas as peças de uma produção com a mesma cor, sendo esse um tom que chame a atenção. Por outro lado, o visual monocromático traz sempre um aspecto de riqueza para o look (repare como uma produção de uma cor só parece sempre mais chique!). Além disso, a opção por uma cor em look total tem o poder de alongar a silhueta e disfarçar aqueles "pontos fracos" que queremos esconder.
Outra forma de usar as cores, como foi proposto nas passarelas do inverno 2019, é o mix de algumas (ou muitas) delas em uma só produção. A ousadia deixa a produção mais interessante e ainda transmite a mensagem de autoconfiança. Quem tem coragem de misturar muitos tons vibrantes em um só look não tem medo de errar, muito menos de chamar a atenção, certo? Mas, se for difícil apostar em tendências tão radicais, vale (muito!) apenas pincelar um look neutro com um toque de cor vibrante. O truque não é novo, mas traz alegria e presença para o visual, que pode ir evoluindo à medida que quem usa for se sentindo mais à vontade com as cores. Dica: aposte em um ponto de cor perto do rosto para valorizar sua beleza. Ah, os desfiles são do inverno 2019, mas tendências podem ser aplicadas já!
(por Deborah Couto)