Se depender da Semana de Alta-Costura outono/inverno 2019 de Paris, os anos 80 vão dominar os looks nas próximas temporadas, depois de dar as cartas nas tendências de maquiagem. Além dos tons vibrantes e fluorescentes, que vêm tingindo os looks de festa nas passarelas, outras características marcantes da moda da década vêm aparecendo repetidamente nos desfiles de couture.
Os drapeados (inclusive o tule, que forma um efeito "Barbie festa"), laços, pepluns, muitos frufrus e babados, mangas bufantes, balonês, volumes localizados, ombros bem marcantes e até as indefectíveis saias mullet (mais compridas na parte de trás) estão mais uma vez de volta ao circuito fashion, trazendo poder à silhueta das mulheres. A indiana Deepika Padukone já previu a tendência em Cannes.
A Chanel, marca que teve uma noiva negra na passarela pela segunda vez, foi uma das grifes que incorporou a tendência, visível inclusive na beleza do desfile, que apresentou maquiagem bem metalizada nos olhos e cabelos presos em um rabo de cavalo com volume no topo da cabeça. Nos looks, a marca, que tem Kristen Stewart como uma das embaixadoras, apostou em uma profusão de drapeados, criando volume em partes específicas do corpo. Apareceram também os balonês, os bordados em paetês, os decotes assimétricos, fendas e ombros poderosos.
A marca, no entanto, não foi a única a apostar na trend. Enquanto a Chanel manteve a cartela de cores bem mais sóbria, escapando para tons de roxo, azul e rosado, outras grifes apostaram nos tons vibrantes para colorir sua moda festa. A Schiaparelli, que tem o rosa-choque como cor ícone da grife, não economizou na tinta. A cor, inclusive, promete estar em alta nas próximas estações, aparecendo como protagonista em looks de Giambattista Valli, Alexis Mabille e Ralph & Russo, grife que assina vestido usado na última aparição de Angelina Jolie. O azul-royal e o amarelo-neon foram outros tons que coloriram looks dignos de tapete vermelho. Além dos tons acesos, a palavra de ordem da temporada é volume. Estratégicos, eles conferem poder aos ombros ou aos quadris em pepluns, saias ou mangas bufantes. O comprimento da temporada volta a ser curto, após um longo reinado dos looks mídi. Um reinado que permanece por mais algumas estações é o atual decote ombro a ombro. Hit nos anos 80, ele agora vem com a cara da década. É moda para se jogar na pista ou no baile.
(por Deborah Couto)