Côncavo marcado? Esqueça! Já faz um tempo que a fórmula vem dando sinais de saturação, cedendo lugar a maneiras mais modernas de se maquiar o olho. As passarelas das semanas de moda nacionais e internacionais trazem duas apostas possíveis: o make "nada", que só corrige imperfeições e deixa o rosto com cara de quem nasceu assim; e o make tudo, com muitas cores, olhos marcados por tons vibrantes, como as cores necessárias para fazer um make para torcer na Copa, por exemplo, ou formas gráficas. Um jogo de extremos.
Quando se fala de extremos na tendência atual, eles são levados ao pé da letra. O "make nada" do momento não é apenas aquele que deixa o rosto com um ar de descansado e bonito. As tendências vistas nos desfiles que mostram o que vai ser quente em 2019 são uma espécie de ausência de maquiagem mesmo, sem blush ou máscara de cílios e com a pele imperceptivelmente corrigida. Nas passarelas de marcas como Stella McCartney e Dior o único produto realmente visível é o iluminador, item em destaque na marca de maquiagem de Rihanna, que traz frescor a pontos estratégicos do rosto. Em algumas outras, a make é marcada apenas por batom.
Já a opção "tudo" envolve makes de tons vibrantes e com um pé nos anos 80. Os olhos da vez podem ser gráficos, feitos com delineador colorido ou mesmo tinta; mas também esfumados. Nesse caso, vale usar algum dos tons mais fortes que você tiver em sua paleta, como roxo, aposta de Fernando Torquatto para 2018, azul, rosa, verde e até amarelo. Já faz um tempo que os tons mais quentes, como vermelho, rosa e cobre, estão em alta. Quem quiser apostar num look mais discreto pode investir nesses.
Para quem gosta de simplificar a vida, apostar nos lábios pode ser uma alternativa bem fashion. Os lábios glossy (brilhantes) são a aposta mais quente da vez, e ficam ainda mais brilhantes sobre batom metalizado. Outra trend muito vista nas passarelas internacionais são os tons de lavanda e roxo, cor do ano de 2018, que ficam lindos em peles negras. É um make simples e acessível a todas.
(Por Deborah Couto)