Lais Souza está se recuperando bem. Antônio Marttos Jr, médico brasileiro que acompanha o tratamento da atleta, falou que a ex-ginasta não sofreu uma lesão completa na medula e pode recuperar movimentos dos membros superiores. O médico diz que ainda não é possível dar prognóstico correto de como vai ficar a parte motora da esquiadora.
A atleta recupera aos poucos as funções que ficaram prejudicadas em seu acidente. No último domingo (2), a equipe médica diminuiu a ventilação mecânica de Lais para que a atleta começasse a respirar sem a ajuda de aparelhos. "O ponto mais positivo nessa primeira semana foi em relação à parte respiratória. Nesse momento, iniciamos o processo de diminuição do suporte de ventilação mecânica. Até o momento, ela está tolerando bem", afirmou.
Marttos contou que a esquiadora sente o local da cirurgia, consegue mover os ombros e tem sensibilidade na parte superior do braço e tórax. Ele também aproveitou para dizer que Lais está muito forte e esperançosa. "Ela se comunica com todos ao redor e só não tem a voz porque está com a traqueostomia, mas sussurra quando quer se manifestar", disse. A atleta também já pediu músicas, filmes e está contente com o carinho recebido por todos.
A esquiadora iria competir nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia. No entanto, se acidentou ao esquiar em Salt Lake City, nos EUA. A atleta foi submetida a uma cirurgia as pressas para realinhar a terceira vértebra da coluna, em Salt Lake City, nos Hospital Universitário de Utah. Na última quarta-feira (5), ela foi transferida para o Hospital de Miami para continuar o tratamento.