Lais Souza permanece internada depois de passar por uma cirurgia de emergência após sofrer um grave acidente enquanto esquiava em Park City, em Utah, nos Estados Unidos, na última terça-feira (28). A atleta, que segue internada na UTI e respira com a ajuda de aparelhos, já começou a fisioterapia e o tratamento para recuperar o movimento dos membros. De acordo com o boletim oficial do hospital liberado nesta madrugada, Lais está consicente do seu estado e falou poucas palavras com os médicos. O incidente aconteceu na semana em quem completa um mês do acidente com o ex-piloto Michael Schumacher, enquanto esquiava nos Alpes franceses.
Josi Santos, que também é ginasta e mora nos EUA, trouxe uma notícia diferente aos fãs de Lais no início da tarde desta quarta-feira (29). Segundo ela, a atleta mexeu o braço pela primeira vez desde o acidente. "Deus do Céu! Ela mexeu o braço. Jesus, te amo mais do que tudo... Gente, tá forte essa corrente. Muito feliz, só Deus sabe o que eu sinto nesse momento. Continuem, amigos, continuem", postou a atleta em seu Facebook.
A brasileira sofreu um trauma gravíssimo na coluna cervical ao se acidentar enquanto esquiava em Park City, Utah, nos EUA. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro, Lais foi socorrida imediatamente e levada a um hospital da universidade de Utah. Na unidade, ela foi submetida a uma cirurgia na coluna para realinhar a 3° vértebra da coluna cervical.
De acordo com boletim oficial divulgado pelo hospital, a atleta está hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica e se comunicou com os médicos falando poucas palavras e fazendo gestos com a cabeça.
A atleta de 25 anos pratica esqui aéreo e estava se preparando para participar da prova da modalidade nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia. Lais começou a carreira no esporte aos quatro anos de idade, em Ribeirão Preto, em São Paulo, praticando ginástica artística. Através do esporte ela participou das Olimpíadas de Atenas e de outras importantes competições mundiais.
Lais ainda terá uma longa recuperação pela frente. A atleta permanece internada na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos, e deve ser submetida a outra cirurgia em breve. "Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível", disse o médico do Time Brasil, Dr. Antonio Marttos.
A mãe da ginasta, Odete, está aguardando a liberação de seu visto para acompanhar de perto a recuperação da sua filha. Ela deve embarcar ainda hoje com a medalhista olímpica Maureen Maggi, uma das primeiras a saber do acidente.