Lais Souza tem muitas chances de voltar a respirar sem ajuda de aparelhos, segundo o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Antonio Marttos, neste domingo (2). A notícia indica uma melhora no quadro clínico da ex-ginasta desde a última sexta-feira (31), quando a equipe médica que cuida da brasileira no hospital americano afirmou que ela poderia não voltar a respirar sozinha.
"Isso acontecerá em breve", disse Marttos em entrevista ao "Fantástico", da TV Globo, neste domingo (2). Lais está internada no Hospital da Universidade de Utah desde a última segunda-feira após sofrer um acidente de esqui enquanto esquiava em Park City, em Salt Lake City, nos Estados Unidos.
A ex-ginasta sofreu um trauma severo na coluna cervical e foi submetida a uma cirurgia para fazer o realinhamento da coluna. Ela quebrou a terceira vértebra que é responsável pela respiração. Por isso, os médicos acreditavam que Lais não voltaria a respirar sem a ajuda de aparelhos. Ela ainda passou por mais duas cirurgias na semana passada: uma traqueostomia e uma gastrostomia.
Segundo o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, a atleta já consegue se comunicar. "Ela está muito feliz. Ela consegue falar baixinho e a gente consegue escutar o que ela está falando. Ela está conseguindo se comunicar bem", acrescentou Antônio Marttos, que acompanha o tratamento da atleta nos Estados Unidos.