Esqueça os inúmeros galãs "pegadores" que José Mayer já interpretou na TV. Em "Império", novela que ficará no lugar de "Em Família" no horário nobre da Globo, o ator aparecerá na telinha interpretando um tipo bem diferente do que o público está acostumado a vê-lo.
Cláudio Bolgari é um cerimonialista influente na sociedade carioca que não "sai do armário" por medo da reação de seus amigos. Embora seja casado e pais de dois filhos, ele é gay enrustido e mantém um relacionamento extraconjungal com Leonardo (Klebber Toledo), um aspirante ator em busca da fama.
E quem pensa que José Mayer foi escalado para o papel está enganado. Em entrevista ao Purepeople, o autor Aguinaldo Silva conta que o próprio ator pediu para interpretar o personagem ao saber da sua existência.
"Não teria coragem de chamar o Zé para fazer esse personagem", conta o novelista. "Ele me disse que queria estar na minha novela e eu contei brincando que tinha esse papel. Achei que ele fosse reagir de forma diferente, perguntando seu eu estava maluco", relembra, rindo.
Mayer, no entanto, surpreendeu o autor. "Quando terminei, o Zé disse que queria fazer porque é algo completamente diferente de tudo que ele já fez. Achei uma atitude muito bonita. Ele é um cara que não precisa provar mais nada. Mais que um grande ator, o Zé é uma instituição. Querer fazer um personagem desafiante é muito legal", elogia.
Filho preconceituoso
Em "Império", Cláudio Bolgari enfrentará alguns desafios. O primeiro é que um de seus filhos, Enrico (Joaquim Lopes), será homofóbico e ao descobrir a sexualidade do pai irá lhe tratar com desprezo. O herdeiro ficará ainda mais revoltado ao tomar conhecimento de que a mãe, Beatriz (Suzy Rêgo), sabe dessa situação e a aceita.
Mas os percalços de Cláudio Bolgari não vão parar por aí. O segredo de sua homossexulidade virá à tona quando o amante Leonardo receber uma proposta de emprego na TV. Só que para conseguir o trabalho ele terá que revelar o romance com o cerimonialista. Ambicioso, o jovem não pensará duas vezes.
"Ele é manipulador por querer usar alguém para se dar bem na vida. Veio de baixo e busca um porto seguro emocional e financeiro no Cláudio", contou Klebber Toledo em entrevista ao site "Aguinaldo Silva Digital". "O Leonardo quer fama, ser celebridade, não tem compromisso com a arte de atuar".
(Por Anderson Dezan)