José Mayer comemora 64 anos nesta quinta-feira (3) após sucesso na novela das onze "Saramandaia". Na trama de Ricardo Linhares, o ator viveu Zico Rosado, filho de Candinha, interpretada por Fernanda Montenegro, pai de Laura (Lívia de Bueno) e avô de Stela (Laura Neiva). Par romântico de Lília Cabral, Zico, quando ficava nervoso, colocava formigas pelo nariz.
Sucesso nas novelas por seus personagens garanhões, José Mayer começou sua carreira no teatro. Nascido em Jaraguaçu, Minas Gerais, aos 19 anos ele entrou para o curso de Letras da Faculdade de Filosofia de Belo Horizonte. No mesmo período, entrou para o Grupo de Teatro Geração e, em 1972, aos 23 anos, venceu uma licitação para assumir a direção do Teatro Senac da capital mineira.
Aos 30 anos se mudou para o Rio de Janeiro e iniciou sua carreira na televisão. Na Rede Globo, começou em 'Carga Pesada', série dos anos 80. De lá para cá, participou de 22 telenovelas, 5 minisséries, 5 seriados e em projetos como "A Vida Como Ela É...", inspirado nas obras do escritor Nelson Rodrigues. No cinema, sua última grande participação foi no longa "Divã", de José Alvarenga Jr, em 2009, inspirado na obra literária de mesmo nome da autora Martha Medeiros. Neste, atuou também com a atriz Lília Cabral.
Apesar de ter conquistado o posto de galã ao longo da carreira e reunir fãs de várias gerações, o ator não abre mão da sua vida em família e longe do glamour. José Mayer é casado há 40 anos com a também atriz Vera Fajardo, que conheceu nos bastidores de uma peça e iniciou um romance. O casal tem uma filha, Júlia Fajardo, de 26 anos, que também seguiu os passos dos pais na carreira.