Ricardo Linhares sobre horário de 'Saramandaia': 'O público nunca sabia. Nem eu'
Publicado em 28 de setembro de 2013 07:25
Por Purepeople
Quando a nova versão de "Saramandaia" foi anunciada, muita gente olhou com desconfiança. O autor Ricardo Linhares conseguiria manter o espírito do realismo fantástico da obra original de Dias Gomes? Essa era questão mais recorrente. Cinquenta e seis capítulos depois, a trama chegou ao fim na noite desta sexta-feira (27) e a resposta é sim. Se em 1976 os recursos tecnológicos eram escassos, desta vez, "Saramandaia" usou e abusou da tecnologia atual usando efeitos especiais necessários à trama e que encheram os olhos do telespectador. "Eles estabeleceram um novo padrão na produção brasileira. Nem em seriados americanos, feitos com mais dinheiro e tempo, há sequências tão bem elaboradas", avalia o autor. A novela também levou leveza ao horário das onze, que nos últimos exibiu tramas mais picantes: "Gabriela" e "O Astro". O público, no entanto, parece ter sentido a diferença e não foi tão fiel. Das três histórias, "Saramandaia" teve a média de audiência mais baixa. Em entrevista ao Purepeo
Ricardo Linhares é o autor de 'Saramandaia', novela que terminou nesta sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Fabricio Mamberti e Denise Saraceni, diretores de 'Saramandaia', com Ricardo Linhares
Ricardo Linhares sobre 'Saramandaia': 'Foi uma novela que emocionou e divertiu o telespectador'
José Mayer e Lília Cabral deram vida a Zico Rosado e Vitória Villar, protagonistas de 'Saramandaia'
Os efeitos especiais de 'Saramandaia', como os usados na explosão de Dona Redonda (Vera Holtz), chamaram a atenção
O público de 'Saramandaia' torceu pelo casal formado por Marcina (Chandelly Braz) e João Gibão (Sergio Guizé)
'Saramandaia' tinha vários personagens fantásticos, como Stela Rosado (Laura Neiva) que ressuscitou Candinha (Fernanda Montenegro) com suas lágrimas
Leandra Leal e Fernando Belo em 'Saramandaia'
Em 'Saramandaia', Risoleta (Débora Bloch) ficou surpresa ao encontrar a cabeça de Belisário (Luiz Henrique Nogueira) pela primeira vez
Após a explosão de Dona Redonda, a irmã gêmea dela, Dona Bitela, chegou à 'Saramandaia'
Risoleta (Débora Bloch) e Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) formaram um dos casais mais queridos de 'Saramandaia'
'Saramandaia' fez um parelelo com as manifestações políticas ocorridas recentemente no Brasil
Veja + após o anúncio

Quando a nova versão de "Saramandaia" foi anunciada, muita gente olhou com desconfiança. O autor Ricardo Linhares conseguiria manter o espírito do realismo fantástico da obra original de Dias Gomes? Essa era questão mais recorrente. Cinquenta e seis capítulos depois, a trama chegou ao fim na noite desta sexta-feira (27) e a resposta é sim.

Se em 1976 os recursos tecnológicos eram escassos, desta vez, "Saramandaia" usou e abusou da tecnologia atual usando efeitos especiais necessários à trama e que encheram os olhos do telespectador. "Eles estabeleceram um novo padrão na produção brasileira. Nem em seriados americanos, feitos com mais dinheiro e tempo, há sequências tão bem elaboradas", avalia o autor.

A novela também levou leveza ao horário das onze, que nos últimos exibiu tramas mais picantes: "Gabriela" e "O Astro". O público, no entanto, parece ter sentido a diferença e não foi tão fiel. Das três histórias, "Saramandaia" teve a média de audiência mais baixa. Em entrevista ao Purepeople, Ricardo Linhares faz um balanço da novela, avalia a questão do ibope e critica o horário de exibição. "Nunca começou na hora marcada", diz.

Purepeople: Qual é o seu balanço final de "Saramandaia"?
Ricardo Linhares: Minha avaliação é totalmente positiva. A novela emocionou e divertiu o telespectador. Ao mesmo tempo, propôs reflexões a partir de temas relevantes e atuais, como preconceito, discriminação e corrupção política.

Purepeople: A imprensa apontou que o público não torceu pelo casal formado por José Mayer e Lília Cabral. O que acha que aconteceu?
RL: O público torceu pelo casal o tempo todo. Os atores são talentosos, carismáticos e queridos do telespectador.

Purepeople: Hoje, você mudaria algo na trama?
RL: Acho que não. Se eu pudesse mudar alguma coisa, seria o horário de exibição. Mas isso não depende de mim.

Purepeople: Como assim?
RL: Supostamente, "Saramandaia" seria a novela das onze. Mas nunca começou na hora marcada. O público nunca sabia a que horas a novela seria exibida. Nem eu sabia. O horário, além de tardio, era irregular. Podia começar a qualquer momento entre 23h15 e 0h30. Assim fica difícil de fidelizar o público noveleiro.

Purepeople: "O Astro" e "Gabriela" também eram novelas das onze e tiveram melhores médias de audiência no horário.
RL: As duas foram ao ar muito mais cedo. Acho que não se deve fazer comparações de audiência sem avaliar o horário de exibição. Mas, mesmo com o horário oscilante, aumentei a média que a faixa dava em São Paulo antes da estreia. E em outras capitais, como Fortaleza e Porto Alegre, por exemplo, a novela costumava marcar por volta de 30 pontos.

Purepeople: As novelas anteriores tinham muita nudez. Pensou em algum momento despir um pouco mais as mulheres de "Saramandaia"?
RL: Nunca me passou pela cabeça uma coisa dessas. "Saramandaia" teve um público infantil e adolescente grande, que curtia as situações surreais.

Purepeople: Mesmo com uma trama inteligente, a novela perdeu algumas vezes para "A Fazenda", com suas baixarias e cuspes. Como encara essa preferência do público?
RL: Não sabia disso. Mas não julgo o gosto das pessoas. Acho que deve haver programas para todos os gostos, democraticamente. E cada pessoa assiste ao que preferir. Sou a favor de ampla liberdade de escolha.

Purepeople: "Saramandaia" era muito comentada no Twitter porque as pessoas assistiam aos capítulos com frequência através da internet. Ficou surpreso?
RL: Eu também assisti a diversos capítulos dessa forma. A novela era exibida muito tarde e durmo cedo, porque acordo cedo para trabalhar. Fiquei muito feliz com os comentários no Twitter. A repercussão da novela sempre foi excelente, desde a estreia.

Purepeople: Como você avalia os impactos da era da internet na TV?
RL: Eles são cada vez maiores. Assistir a programas pela internet já faz parte do cotidiano de uma parcela significativa do público, e a tendência é crescer cada vez mais. As mídias se somam, não se excluem.

Purepeople: A produção avaliava de alguma forma a audiência via internet?
RL: As emissoras ainda não estão preparadas para avaliar esse aspecto de maneira consistente, mas isso está mudando. É preciso acompanhar essas mudanças. Sou a favor de novidades, curto desafios. Por isso, escrevi uma novela anti convencional, na forma e no conteúdo, que fugiu ao naturalismo vigente na TV brasileira. É preciso ousar para ter novidades.

(Por Anderson Dezan)

Sobre
Novela Saramandaia
Novela Saramandaia
Último capítulo de 'Saramandaia': após se casar com Gibão, Marcina leva um tiro
27 de setembro de 2013 15:44
Sérgio Guizé, o Gibão de 'Saramandaia', não se acha galã: 'Símbolo sexual? Não!'
23 de setembro de 2013 14:46
Após a explosão de Redonda, Bitela (Vera Holtz) aparece em 'Saramandaia'
12 de setembro de 2013 15:24
'Saramandaia': Vera Holtz comenta chegada de Bitela e explosão de Dona Redonda
6 de setembro de 2013 21:05
Todos os itens
Palavras-chave
Novelas TV Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Adeus, Camarote? Globo toma decisão importante sobre 'BBB 25' após chuva de especulações sobre famosos no programa
Adeus, Camarote? Globo toma decisão importante sobre 'BBB 25' após chuva de especulações sobre famosos no programa
9 de outubro de 2024
Vai ter 2ª temporada de 'Pedaço de Mim', na Netflix? Aqui está tudo o que sabemos sobre o futuro do melodrama brasileiro
Vai ter 2ª temporada de 'Pedaço de Mim', na Netflix? Aqui está tudo o que sabemos sobre o futuro do melodrama brasileiro
10 de julho de 2024
Notícias similares
Quase ninguém lembra, mas atriz da novela 'Alma Gêmea' morreu após ficar internada por se envolver em briga
Quase ninguém lembra, mas atriz da novela 'Alma Gêmea' morreu após ficar internada por se envolver em briga
7 de novembro de 2024
O retorno de R$ 13 milhões em 'Renascer': personagem sumido volta e faz Globo faturar fortuna. Entenda!
O retorno de R$ 13 milhões em 'Renascer': personagem sumido volta e faz Globo faturar fortuna. Entenda!
19 de julho de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias