Danilo Gentili fez uma piada com a fé Janja, que é praticante de uma religião de matriz africana (conheça história da paranaense). A socióloga e Lula se casaram na igreja católica, religião professada pelo presidente. Contudo, a primeira-dama já postou nas redes sociais foto junto a orixás da Umbanda e do Candomblé.
"Pode zuar a Janja girando pomba gira no terreiro ou só pode zuar a Michele rezando no culto de crente?", escreveu no Twitter. "Eu tô perguntando antes porque eu cansei de errar. Não quero errar. Me ajudem a ser do bem! Pode ou não jornalistas?", emendou apresentador, comparando Janja à Michelle Bolsonaro, declaradamente evangélica.
Em recente entrevista ao "Fantástico", Janja destacou que ter sido atacada por professar sua fé não a diminui. Pelo contrário, ela afirmou acreditar que ser ligada a uma religião de matriz africana é motivo para orgulho.
"Talvez isso represente um pouco do que é os brasileiros e as brasileiras. Sabe? Eu sou aquela pessoa que me emociono na missa, com a fala do padre, e também me emociono com o tambor. Também me emociono com um hino de louvor a Deus. E muitas pessoas disseram para mim: 'Você precisa apagar aquela foto'. Tem uma foto minha no Instagram com algumas imagens de orixás. Eu não vou apagar. Aquilo também me representa", declarou.
A publicação de Danilo Gentili recebeu críticas. "A diferença é que pessoas de religião de matriz africana, sofrem intolerância religiosa e são marginalizadas. A Michele até ajudou a piorar mais essa realidade", rebateu uma. "A diferença que a umbanda é uma religião historicamente reprimida. Diferente do cristianismo que, inclusive, é oposto disso", falou outra. "Será que você já pensou na opção de não 'zuar' a religião de ninguém porque isso não é motivo de piadas?", questionou uma terceira.