Longe da TV desde o fim do humorístico "A Turma do Didi", Edson Cardoso, o dançarino Jacaré do grupo É o Tchan, voltará em breve em grande estilo. O ator foi confirmado no seriado "Doctor Pri", escrito por Aguinaldo Silva e protagonizado por Gloria Pires. Com direção-geral de Marcos Schechtman, a atração tem previsão de estreia para abril do ano que vem.
"A produção de elenco sugeriu meu nome para o Aguinaldo e ele gostou da ideia. Foi isso o que me falaram. Estou feliz demais com esse convite. Ainda não tenho detalhes sobre o papel, mas é uma oportunidade maravilhosa", comemora ele, em conversa com Purepeople nesta sexta-feira (22).
Mesmo sem detalhes do perfil do personagem, Jacaré já começou a preparação. "Me pediram para emagrecer. Só não especificaram quantos quilos. Disseram apenas que precisam que eu esteja magro. Por causa disso, voltei a treinar e estou correndo todos os dias. Também estou mudando a alimentação. Tenho evitado frituras, por exemplo, e estou comendo coisas mais saudáveis", conta.
Jacaré começou sua carreira como ator em 2001, quando ainda dançava no É o Tchan, após um convite de Renato Aragão para fazer uma participação em "A Turma do Didi". "Até então, não pensava em seguir essa carreira, mas a participação deu muito certo. Entrei para o elenco fixo e comecei a estudar", relembra.
Ele fez um curso na CAL (Centro de Artes de Laranjeiras), tradicional escola de teatro localizada no Rio de Janeiro, e depois se formou na faculdade de Interpretação Cênica. Hoje, aos 40 anos, acumula 13 peças no currículo, incluindo o drama "A Prostituta Respeitosa", texto do escritor francês Jean-Paul Sartre, que estreia na semana que vem na capital fluminense.
"Não sinto preconceito por ter sido dançarino do É o Tchan. Explícito, pelo menos, nunca houve. O público, por exemplo, quando vai ao teatro não me reconhece de cara. Não identificam imediatamente que o Edson Cardoso é o Jacaré. Muitas vezes, só no meio do espetáculo, eles se dão conta", avalia.
Dos tempos em que dançava ao lado de Carla Perez, Scheila Carvalho e Sheila Mello, Jacaré só guarda boas lembranças. "Amo o É o Tchan até hoje. Sou grato ao grupo e parceiro de todos os integrantes. O Compadre Washington, por exemplo, é padrinho do meu casamento e eu sou padrinho de casamento da Sheila Mello. Sempre falo com a Carla e, quando vou a Salvador, sempre jantamos", diz.
"Quando o grupo retornou, me chamaram para voltar, mas não consigo mais. A rotina de ator preenche meu tempo. Mas, quando vou aos shows do É o Tchan, mato as saudades. Eles me chamam ao palco e me acabo", conta, rindo.
(Por Anderson Dezan)