Iran Malfitano comemora 32 anos neste sábado (5) no ar em sua quarta novela na Rede Record. Em 2009, o ator assinou um contrato com emissora e, desde então, participou de "Bela, A Feia", interpretando Adriano Gomes Ávila; de "Rei Davi", em 2012, no papel de Abner e em "José do Egito", fazendo o personagem Hapu. Atualmente, o ator está no elenco de "Pecado Mortal", que estreou dia 25 de setembro. Escrita por Carlos Lombardi, a telenovela substituiu a "Dona Xepa" no horário das dez e meia.
Iran é pai da pequena Laura, fruto de seu relacionamento de 4 anos com a diretora de marketing Elaine Albanot. O casal oficializou a relação em 2011, no mesmo ano em que a filha nasceu, em 1º de julho, no Rio de Janeiro.
No início de sua carreira, sua primeira participação foi em "Laços de Família", em 2000, na TV Globo, que marcou sua estreia. Um de seus personagens mais marcantes foi Orlandinho, em "A Favorita", de 2008. Durante sua passagem pela emissora, esteve no elenco da temporada de 2001 de "Malhação" interpretando Guilherme, um dos protagonistas ao lado de Fernanda Mandelli.
Em 2003, foi deu vida ao Carlito, em "Kubanacan", com direção deWolf Maya. A produção, que contou com a participação de Marcos Pasquim, Adriana Esteves, Humberto Martins, Danielle Winits e grande elenco, ficou no ar até janeiro de 2004. Em 2006, participou ne "Cobras & Lagartos", escrita por João Emanuel Carneiro.