A Globo confirmou que "Malhação" acabou após 26 anos depois que duas temporadas inéditas foram engavetadas. Uma nova grade vespertina será lançada em 2022 com a chance da novela adolescente dar lugar ao retorno do "Vídeo Show". "O projeto inédito de Malhação que estava sendo produzido foi adiado, e uma nova grade de programação para as tardes da Globo está sendo desenvolvida", explicou a emissora carioca.
Primeiro, a pandemia de Covid-19 provocou vários adiamentos de "Malhação: Transformação" até a história que traria Malvino Salvador em uma participação especial ser cancelada. Depois, o canal encomendou uma outra temporada que seria escrita pelos irmãos Marcos e Eduardo Carvalho e ambientada em um colégio próximo a comunidade carente.
O novo coronavírus fez ainda a Globo encurtar aquela que foi a última temporada, "Toda Forma de Amar", interrompendo de forma drástica as gravações. O capítulo final movimentou as redes sociais ao citar a pandemia que estava no seu início, em abril de 2020. Na sequência vieram as reprises de "Viva a Diferença" (2017/2018) e "Sonhos" (2014/2015), atualmente no ar.
Segundo o portal "Notícias da TV", a emissora carioca planeja colocar uma dupla sessão de reprises de novelas na faixa vespertina. O novo horário seria ocupado por tramas "leves" e iria ao ar após o "Jornal Hoje", que voltaria a ter só 40 minutos - atualmente, são cerca de 90 minutos.
A ideia da Globo é neutralizar o "Balanço Geral", que normalmente fica em primeiro lugar na audiência. Enquanto não confirma oficialmente o que irá substituir "Malhação", a emissora reestreia pela segunda vez "O Clone" (2001) na próxima segunda (4).
Vale lembrar que a Globo já exibiu duas reprises de novelas à tarde, excluindo nesses casos quando o "Vale a Pena Ver de Novo" mostrou os primeiros capítulos de uma trama e os últimos de outra. Primeiro foi com uma versão compactada de "Que Rei Sou Eu?" (1989), em 1989. E depois com "Roque Santeiro" (1985/1986), entre 1991 e 1992.
A novela adolescente estreou em 24 de abril de 1995 e até 3 de abril de 2020 exibiu ao todo 27 temporadas. A 17ª temporada (2009/2010) foi a primeira a ganhar um subtítulo, "ID". Em 1998, por um curto período, era exibida ao vivo com o público interagindo por telefone.
Ao longo dos anos, "Malhação" abordou diversos temas como assédio sexual e uso de drogas. Uma série de atores acabou revelada em mais de duas décadas e meia como Caio Castro, Nathalia Dill e Bianca Bin.