Visto atualmente na reprise da novela "Tieta" (1989-1990), um consagrado ator que está longe da TV desde março de 2017 após uma polêmica de assédio sexual recusou convite para voltar ao trabalho. Estamos falando de José Mayer, 75 anos, o Osnar da trama reprisada, pela segunda vez, no "Vale a Pena Ver de Novo". Há quase oito anos, uma maquiadora da Globo acusou o artista de comportamento inadequado.
Em carta, Mayer admitiu que as suas "brincadeiras de cunho machista" passaram dos limites. Posteriormente, o ator deixou a Globo e viu algumas de suas cenas serem cortadas na reprise de "Senhora do Destino" (2004-2005). Agora, disse não a um convite de Aguinaldo Silva, que escreverá a novela das nove substituta da trama de Gloria Perez (na sequência de "Vale Tudo"). A estreia está prevista para 2026 e deverá contar com Betty Faria, hoje no elenco de "Volta por Cima".
Segundo o colunista Gabriel Vaquer, da "Folha de S.Paulo", José Mayer afirmou estar aposentado e agradeceu a lembrança. A ideia era que o artista tivesse um papel de destaque em "Três Graças" e ficasse apenas nos primeiros capítulos.
Além de "Tieta" e "Senhora...", Mayer e Aguinaldo fizeram parceria em "Partido Alto" (1984), "A Indomada" (1997) e "Império" (2014-2015). Nos últimos anos, o ator passou a enfrentar problemas de saúde. Em 2023, apresentou sangramento no pulmão e chegou a ser internado em UTI. Posteriormente, foi envolvido em rumor de surto psicótico, o que negou.
Pouco antes, em 2020, sua única filha, Júlia Fajardo, deu à luz Antonio, a quem é comparado fisicamente. Hoje, além da reprise de "Tieta", José Mayer é visto no Viva na reprise de "Viver a Vida" (2009-2010).