A mãe do músico Gilberto Gil, Claudina Passos Gil, carinhosamente chamada de Dona Coló, que morreu nesta manhã, será sepultada na manhã de domingo (24), na Bahia. Em conversa com o Purepeople, Flora Gil confirmou que o músico já está em Salvador: "Estou com o Gil. Já estamos aqui. Como a mãe de Gil morreu hoje pela manhã, quero que todos os nossos amigos fiquem sabendo que o enterro será amanhã, às 10 horas, no Cemitério Jardim da Saudade". O casal viajou de imediato para o velório.
Dona Coló estava internada há 10 dias na Unidade de Terapia Intensiva em Hospital Português. O óbito foi confirmado pela unidade hospitalar por volta das 7h deste sábado. Claudina morreu por falência múltipla dos órgãos, aos 99 anos.
Em seu Instagram, Preta Gil, neta de Dona Coló, registrou a perda. "Dona Claudina é uma avó mais do que perfeita, uma mãe zelosa, uma saudade que não cabe em meu peito, lembranças que me emocionam. Que minha vovó Coló descanse em paz. A natureza e imensidão de Deus me confortam!!", escreveu a cantora ao postar uma foto da natureza de Fernando de Noronha.
Amigos e parceiros de Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia ainda não se manifestaram publicamente. No final de 2012, os dois viveram um luto semelhante com a morte de Dona Canô. Aos 105 anos, a mãe dos artistas morreu no dia 25 de dezembro, após passar a noite de Natal com a família.
(Por Raisa Carlos de Andrade)