Abram alas para o Carnaval do Rio de Janeiro! A Marquês de Sapucaí reuniu famosas em produções poderosas nos desfiles de 2023 do Grupo Especial. Paolla Oliveira, Sabrina Sato, Viviane Araújo , Lexa , Pocah, Rebecca e mais nomes cruzaram a Avenida à frente das escolas de coração.
Teve quem fizesse sua estreia no posto, como Yasmin Brunet e a influenciadora Gabriela Versiani, e quem consagrasse ainda mais seu posto: Vivi Araújo, por exemplo, está há 15 anos à frente da Furiosa, bateria do Salgueiro, e renovou seu fôlego no Carnaval com uma produção de gladiadora. Veja a seguir quais famosas saíram em cada escola!
A escola trouxe uma comovente homenagem ao sambista Arlindo Cruz e teve Darlin Ferrattry, mãe da cantora Lexa, com rainha de bateria: é o segundo ano consecutivo da empresária. Quitéria Chagas também foi destaque na agremiação e veio diretamente da Itália para a noite especial.
Paolla Oliveira estava no posto de rainha de bateria da escola pelo quinto ano e encabeçou um time de musas que tinha ainda a atriz Monique Alfradique, a cantora Pocah, as modelos Yasmin Brunet e Renata Kuerten e as influenciadoras Mileide Mihaile e Gabriela Versiani.
A agremiação trouxe a rainha Giovana Angélica e outras famosas como musas: Aline Mineiro, Natasha Horana e Erika Schneider.
Lexa reinou soberana à frente da rainha da escola da zona Norte do Rio de Janeiro. A cantora usou uma fantasia toda dourada que representava uma sereia.
A vermelho-e-branco foi outro destaque no quesito famosas da primeira noite da Sapucaí. Além da rainha de bateria Vivi Araújo, Dandara Mariana, Deborah Secco e Rebecca desfilaram pela escola.
"Nosso enredo para o Carnaval 2023 é um paraíso que nós queremos, livre de todos os preconceitos e julgamentos! Isso é Salgueiro", contou Vivi.
No posto de rainha de bateria há 10 anos, Evelyn Bastos surgiu estonteante como Oxum no enredo repleto de ancestralidade, "As Áfricas que a Bahia canta". A ex-BBB Thelma Assis também desfilou pela verde-e-rosa do Rio.
A rainha da escola que abriu a segunda noite de desfiles do Grupo Especial é Mayara Lima . A jovem de 25 anos é cria da comunidade e fez sua estreia no posto nesse Carnaval: sua habilidade no samba viralizou nas redes sociais.
Considerada uma das agremiações mais tradicionais do Carnaval carioca, a Portela trouxe Bianca Monteiro à frente da bateria. E a musa quis prestar uma homenagem para outras quatro rainhas que fizeram passagens importantes pela escola. Dessa forma, Adriane Galisteu, Luiza Brunet e Sheron Menezzes também desfilaram com a rainha.
Ícone da folia carioca, Sabrina Sato surgiu florida na Marquês de Sapucaí. A fantasia da rainha da Vila Isabel representava "A Flor da Festa" diante do enredo "Nessa Festa, eu levo Fé".
"As flores são a demonstração máxima da beleza da natureza. Simbolizam a fertilidade e, portanto, a vida. Iluminadas pelo sol e nutridas pelo solo, são o mais lindo presente de Deus a renascer gloriosamente toda primavera. Hoje minha fantasia homenageia as flores das festas caipiras, dos mais lindos e tradicionais rituais brasileiros. Vamos pedir, agradecer e celebrar! Viva nossa Vila Isabel!", disse a artista.
A rainha da escola Impetriz Leopoldinense é nascida e criada na região da agremiação: Maria Mariá assumiu o posto que pertenceu a Iza por dois anos. "Tenho muito respeito por esse posto, pela minha comunidade e por esse lugar", disse a jovem de 20 anos ao "Extra".
Além de Maria, a influenciadora Marina Ferrari também cruzou a Marquês da Sapucaí defendendo a escola.
Uma das agremiações com mais títulos do Carnaval carioca, a Beija-Flor veio para Sapucaí com uma rainha de bateria estreante. Depois de anos de reinado de Raíssa, Lorena Raíssa assumiu o posto, mantendo a tradição da escola de colocar no posto moradoras de Nilópolis.
Giovanna Lancellotti, namorada de Gabriel David - filho do presidente de honra da escola, Anísio David - desfilou pela primeira vez em um carro da agremiação nilopolitana.
Com um enredo sobre a história da santa africana Rosa Maria Egipcíaca, a escola de samba trouxe Lorena Improta como musa e Erika Januza como rainha de bateria.
A atriz caprichou na fantasia para representar uma versão mística da homenageada - também considerada a primeira mulher negra a escrever um livro - e usou até lentes! Veja fotos na galeria.