Quer prevenir o aparecimento de foliculite na pele? O Purepeople destacou alguns cuidados necessários para acabar com as bolinhas. Além da estética, essa elevação é causada por uma infecção bacteriana ou fúngica, por um vírus ou por pelos encravados. Além de usar roupas mais leves e de algodão, você deve tomar alguns cuidados diários para diminuir o aparecimento. Adote já!
A higiene é muito importante para prevenir a foliculite. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as bolinhas podem ser prevenidas se você mantiver a superfície limpa, seca e sem irritações. Faça uma esfoliação durante o banho e, ao sair do chuveiro, enxugue bem o corpo para evitar que a umidade permaneça, diminuindo a proliferação de fungos. No truque: usar água termal e produtos para limpar após depilar a pele vai ter ajudar!
A higiene da pele é fundamental, porém é necessário ter o produto certo para higienizar, segundo a SBD. Por isso, evite usar sabonetes antissépticos todos os dias e opte por um gel de limpeza mais suave. Em vez de limpar, você pode causar um efeito rebote deixando a pele seca e eliminando bactérias que te protegem.
Manter a pele sempre hidratada também é um dos preceitos destacados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O hidratante ajuda a fortalecer a barreira de proteção da pele e a evitar as bolinhas vermelhas. Quando a superfície está mais seca, o corpo acaba criando mais oleosidade, o que ajuda a acumular impurezas e a inflamação de folículos.
Tome cuidado na hora da depilação com lâmina. É importante usar um gel, uma espuma, sabão ou creme para lubrificar as lâminas e evitar cortes, de acordo com a SBD. Outro cuidado é sempre renovar o aparelho para evitar a proliferação de bactérias que podem entrar na pele com mais facilidade. Não use de forma nenhuma se estiver enferrujado, ok?
Quem quer se livrar de uma vez por todas da foliculite pode investir na depilação a laser. Esse método interrompe o crescimento e extrai os folículos capilares. Dessa forma, previne o aparecimento de pelos e, por subsequência, bolinhas na região. Mas cada caso é um caso. Fazer a depilação não é garantia de que nunca mais crescerão pelos no local, mas diminui expressivamente a quantidade.
(Por Ana Clara Xavier)