A pele oleosa é aquela que tem um brilho excessivo, principalmente na testa, no nariz e no queixo. Os poros também são bem aparentes e abertos, o que permite a entrada de impurezas com maior facilidade. Usar o sabonete específico é importante porque ele vai tirar a oleosidade e as impurezas que ficam acumuladas no rosto. E vale lembrar: o produto precisa ser próprio para o rosto, ou seja, evite usar o sabonete corporal usado no banho, ok? A vantagem do sabonete para o rosto é que ele também pode contar com substâncias que equilibram a produção de óleo, garantindo uma pele mais sequinha e macia. Na matéria, reunimos dicas que podem te ajudar a encontrar o sabonete facial ideal. Confira!
Existem sabonetes faciais de várias texturas: em barra, líquido e em gel. A que se encaixa melhor na pele oleosa costuma ser a textura em gel, já que é mais leve e não acumula resíduos nos poros. Alguns sabonetes em gel também costumam ser esfoliantes, ou seja, contar com micropartículas que ajudam a desobstruir os poros, além de ter ação purificante para ajudar a amenizar a sensação gordurosa da pele oleosa. Para quem gosta de sabonetes em barra, eles não estão proibidos, já que contém nutrientes de forma mais profunda. A dica é apenas massagear bem o rosto com durante a aplicação e remover todo o produto para não acumular nos poros.
Em relação à composição do sabonete, o ideal para peles oleosas é que o produto contenha substâncias como ácido salicílio, ácido glicólico e enxofre, que têm ação anti-acne e antibacteriana. Os ácidos vão manter a oleosidade sob controle, evitando o aparecimento de espinhas e cravos, além de liberar o excesso de sebo. Uma dica importante: para evitar ressecamento e sensação de pele "repuxada" que alguns sabonetes de limpeza profunda podem deixar, vale optar por sabonetes que, além da ação anti-acne, também seja hidratante. Fórmulas com vitaminas, eucalipto e aloe vera, por exemplo, são boas opções.
Agora que você já sabe a textura e os componentes de um sabonete para pele oleosa, vale ficar atenta à maneira correta de usar. A dica é aplicar o produto pela manhã, como primeiro passo da rotina de beleza. Ele vai ajudar a remover toda a oleosidade produzida ao longo da noite. Depois, recomenda-se usar o sabonete à noite, depois da remoção da maquiagem, para eliminar todas as impurezas. Usar o sabonete facial nas peles oleosas mais do que 2x ao dia pode causar o "efeito rebote", que é quando a pele fica ressecada e acaba produzindo ainda mais óleo para hidratar. Portanto, por mais que você tenha oleosidade em excesso, aposte no produto apenas pela manhã e à noite.
(Por Beatriz Doblas)