Quem tem a pele oleosa, geralmente, costuma pular a etapa de hidratação. É que esse tipo de pele produz uma grande quantidade de óleo, o que deixa o rosto mais brilhoso e até mesmo com um aspecto "gorduroso", o que pode ser confundido com uma pele hidratada. Além disso, há um receio em aplicar o creme hidratante e piorar a sensação "pegajosa". No entanto, segundo a dermatologista Mariana Marteleto, qualquer tipo de pele, inclusive as oleosas, pode ficar desidratada, e por vários motivos. "Ambiente e tempo seco, uso de produtos secativos na pele em excesso, hidratação deficiente com hidratantes em creme, tomar banhos com temperatura muito elevada". Segundo ela, uma pele desidratada geralmente é opaca e pode apresentar descamações e áreas ressecadas, o que pode acontecer mesmo nas peles mais oleosas.
De acordo com a dermatologista, o creme hidratante está liberado nas peles oleosas, mas há outros jeitos de hidratá-la. "O mais importante é avaliar se há realmente a necessidade de se hidratar esta pele oleosa. Muitas vezes, a retirada de um sabonete secativo em excesso já pode resolver o problema. O que faço é estabelecer um tratamento que não promova o ressecamento e trate a oleosidade e a acne, quando houver. Evitar sabonetes que ressecam a pele em excesso e aplicar loções e cremes de tratamento e ou rejuvenescimento com algum potencial hidratante já costumam ser suficientes", explica a especialista. Outro produto que pode substituir o creme facial, segundo a dermatologista, é a água micelar, que também ajuda no equilíbrio da pele. A dica é usá-la depois de lavar o rosto com o sabonete.
Se for necessário focar em cremes hidratantes para a sua pele oleosa, é preciso ficar atenta à textura e aos ativos do produto. "O ácido hialurônico, por exemplo, é um composto que, quando presente na fórmula, auxilia na hidratação da pele. O ideal são formulações em sérum ou formas mais aquosas e com tendência não comedogênica (de gerar espinhas), evitar produtos em creme, mais pesados, porque podem ajudar a obstruir poros e glândulas de peles oleosas e favorecer o surgimento da acne", recomenda a dermatologista. Ativos como ureia, extrato de aveia, vitamina E e D-pantenol também são ativos hidratantes recomendados para este tipo de pele.
(Por Beatriz Doblas)