Tobias (Raphael Vianna) vai mostrar que é tão cruel como Samara (Paloma Bernardi), na reta final da novela "A Terra Prometida". O Monstro Hebreu atinge uma flecha em Aruna (Thais Melchior) para que a meia-irmã seja capturada pelos soldados de Jerusalém. Isso ocorre depois que a vilã, capturada por engano no lugar da mocinha, garantiu a Adonizedeque (Mário Frias) entregar a filha de Yana (Luciana Braga). Ao lado de Tobias, Samara bola o plano para culpar Zaqueu (Ricky Tavares). O arqueiro é levado para julgamento e sem piedade o seu rival pede a sua execução.
Como antecipou o Purepeople em novembro, os filhos de Léia (Beth Goulart) e Quemuel (Raymundo de Souza) decidem se livrar da mulher de Josué (Sidney Sampaio) quando Zaqueu sai para caçar codornas. No mesmo instante em que o marido de Chaia (Juliana Boller) lança sua flecha contra a ave, o Monstro Hebreu faz o mesmo, mas na direção de Aruna. Ferida no ventre, a mocinha cai em um rio, desaparece e é dada como morta.
O sucesso do plano é festejado por Tobias e Samara e o vilão finge irritação pela suposta morte da mulher de Josué ao se encontrar com o genro de Darda (Ana Barrozo). Depois, exige que o arqueiro seja levado para julgamento, como ocorreu com ele. Então, o marido de Chaia se mostra aflito em relação ao seu futuro. A revolta de Tobias com Zaqueu começou quando o filho de Léia acusou o arqueiro de não ter evitado sua captura por soldados de Jericó.
Também nas últimas semanas do folhetim bíblico de Renato Modesto, a mulher de Aiúde (Fábio Villa Verde) sequestra Boaz (o nome do ator não foi divulgado), filho de Raabe (Miriam Freeland) e Salmon (Rafael Sardão), para um ritual pagão com a finalidade de acabar com o casamento da filha, Ioná (Day Mesquita), com Elói (Cláudio Gabriel).
Só que Racal (Gustavo Novaes) é flagrado por Jéssica (Maytê Piragibe) e Iru (Guilherme Boury) quando está entregando a criança aos deuses de Canaã. O casal salva o bebê e Mara (Cristiana Oliveira) evita ser vista. Depois, ao ser chantageada pelo cananeu, sufoca o feiticeiro até a morte. Mas a vilã vai pagar por suas atitudes ao ser sequestrada por um grupo de mercadores de escravos.
(Por Guilherme Guidorizzi)