Filho mais velho de Marcos Mion, Romeo, de 14 anos, se apresentou pela primeira vez em um teatro e emocionou o pai. Diagnosticado com autismo, o adolescente teve sua performance filmada pelo apresentador de "A Fazenda", que já destacou várias vezes o aprendizado que tem com o primogênito. Nas imagens é possível ver Romeo protagonizando uma cena que lembra o clássico "Cantando na Chuva" (1952), de Gene Kelly. "Quando Romeo era pequeno, durante as apresentações da escola, eu ficava com ele no segundo andar olhando pela fresta da janela as crianças se apresentarem na quadra. Abraçava ele, que tremia de tanto pavor que sentia em se apresentar, apesar de sentir que, por dentro, ele tinha muita vontade", recordou Mion.
Ainda em sua postagem, o marido de Suzana Gullo agradeceu a ajuda recebida do filho por um time de profissionais. "Isso só foi possível graças ao trabalho e dedicação desses 10 anos. De toda nossa família e dos profissionais que trabalham com Romeo", destacou o também pai de Donatella, de 10, e Stefano, de 9, cuja cumplicidade com o irmão lhe emocionou. Ainda no texto postado em sua conta de Instagram, Mion reforçou conselhos para quem é pai de um filho autista. "Sei de muitos pais que cortam o hiperfoco por 'não aguentarem mais meu filho só falando disso, só assistindo isso'! Nunca esqueçam que foi graças a esse pensamento em algoritmos e o super poder do hiperfoco que nossa tecnologia evoluiu tanto", escreveu.
O comandante de "A Fazenda" voltou a se declarar para o filho mais velho. "Romeo, meu anjo, se não fosse por você, se não fosse por você eu não sei o que seria de mim como ser humano, como homem, como pai. Única certeza que tenho é que quero honrar sua escolha de ter me escolhido para ser seu pai, perante a permissão de Deus. Gosto de acreditar que todos pais que recebem crianças especiais são escolhidos. Pelo anjo. Por Deus", concluiu ele, que já havia emocionado a mulher ao fazer a barba do garoto.
Com frequência, o apresentador da Record TV usa suas redes sociais para compartilhar experiências com o filho especial. Em uma dessas oportunidades, Mion comentou que a música tem um papel importante na evolução de Romeo. "Quando junta com a dança então, vira uma forma de comunicação que não precisa de escrita nem fala. Apenas dois corações! Se você tem um filho autista, experimente rechear a vida dele de música. Uma pra cada ocasião! Pode ajudá-lo a entender a rotina, identificar a atividade e, dependendo da música, acalma-lo. Num mundo ideal, como aconteceu com a gente, ela vira a comunicação que descrevi acima!", frisou.
(Por Guilherme Guidorizzi)