A agenda do Festival do Rio 2013 sofreu mais alterações devido aos protestos que acontecem no Centro do Rio de Janeiro. A organização do evento novamente cancelou e remarcou algumas das exibições que aconteceriam no Cine Odeon, no Centro, nesta quinta e sexta-feira (4 e 5). Entre os filmes que seriam exibidos estão no elencoCarolina Dieckmann, Caio Blat, Michael Douglas, Matt Damon e a banda Metalica.
"Por conta das recentes manifestações na Cinelândia, e principalmente com o objetivo de manter o compromisso com o público, convidados e parceiros, a organização do Festival do Rio optou por transferir parte da programação do Cine Odeon Petrobras para outras salas do circuito do Festival. O espaço é o último remanescente da grande história cinematográfica do Rio que, por isso, se chama Cinelândia. O Festival do Rio reconhece a importância desta sala neste espaço da cidade, por isso a adotou como cinema sede do festival e a Cinelândia como palco de lançamento do cinema nacional realizando ali a Première Brasil", diz o documento publicado no site do evento.
Nesta quinta-feira (3), as sessões sofreram as seguintes alterações: "Efeito Casimiro" e "A Farra do Circo" foram transferidas para o Cinépolis Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul da cidade e "Entre Nós", a principal estreia da noite , que conta com Carolina Dieckmann e Caio Blat no elenco também acontecerá no espaço. Todos os trabalhos concorrem pelo Redentor na "Première Brasil". O primeiro na categoria "Curta – Documentário", o segundo como "Longa - Documentário" e o terceiro na categoria "Longa-Ficção". "Ouro", da mostra Alemã, será exibido no Estação Rio, em Botafogo, no lugar de "Sonhos Americanos na China".
Já para esta sexta-feira (4), as mudanças foram: "Behind The Candelabra", o filme em que Michael Douglas e Matt Damon interpretam um casal homossexual será exibido no Estação Botafogo, em Botafogo, na Zona Sul e "Metallica: Through The Never 3D" foi cancelada e não será remarcada. Já "Educação Sentimental" e "Visitantes" ainda terão uma nova exibição marcada pela organização.
Em greve há 48 dias, os professores da cidade do Rio de Janeiro estão organizando sucessíveis protestos na praça da Cinelândia, local em frente à Câmara de Vereadores e do Cine Odeon, principal sala do festival. Os magistrados exigem reajuste salarial e um plano de Cargos e Salários, que foi votado e aprovado.