
Nunca nos últimos anos uma campanha para o Oscar foi tão repleta de tensão, polêmicas e trocas de acusações. Nesta quarta-feira (29), viralizou um trecho de uma entrevista da atriz Karla Sofía Gascón, do polêmico filme "Emilia Pérez", para o jornal brasileiro Folha de S. Paulo.
Na entrevista, a primeira atriz abertamente trans indicada na categoria de Melhor Atriz do Oscar falou sobre sua relação com Fernanda Torres:
"Pessoalmente, acredito que Fernanda Torres é uma mulher maravilhosa, além de uma atriz incrível, que merece todo o reconhecimento do mundo. Tenho certeza que ela fez um trabalho que ainda não vi, desculpa, mas ainda não tive tempo de ver o trabalho de ninguém durante a promoção deste filme. E eu acredito que é uma mulher que merece qualquer tipo de reconhecimento do mundo. Fico muito feliz por seu Globo de Ouro."

No entanto, em meio aos elogios, a atriz também fez acusações graves contra a equipe de Fernanda Torres e do filme "Ainda Estou Aqui":
"Em nenhum momento você me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme dela. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Isso fala mais deles e do filme deles do que de mim", afirmou.
A fala de Gascón rapidamente viralizou, gerando forte reação nas redes sociais, principalmente entre os brasileiros. A polêmica se intensificou ainda mais pelo fato de Fernanda Torres ter gravado um vídeo recentemente defendendo Karla dos ataques de internautas brasileiros. Diante disso, muitos usuários passaram a pedir que a Academia retirasse a candidatura da atriz espanhola ao Oscar, alegando que ela poderia ter infringido regras da competição ao sugerir que sua produção estava sendo alvo de uma campanha negativa por parte da equipe de Fernanda Torres.

Diante da repercussão nacional e internacional, a revista Rolling Stone publicou uma matéria informando que a Academia do Oscar analisou a transcrição da entrevista de Karla Sofía Gascón e concluiu que não houve violação das regras promocionais:
"A fonte disse à Rolling Stone na quarta-feira que a Academia revisou a transcrição da entrevista e concluiu que 'não há violação do regulamento promocional da campanha' na declaração de Gascón, já que nada depreciativo foi dito sobre o filme, o indicado ou a performance."
Após a decisão da Academia, Karla Sofía Gascón deu uma nova entrevista à Rolling Stone, minimizando suas declarações anteriores:
"Em meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas mídias sociais que infelizmente continuo a vivenciar", explicou. "Ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário e extremamente generoso."